Política

ELEIÇÕES NOS EUA

Joe Biden e Donald Trump vencem prévias eleitorais

Eleições acontecem em 5 de novembro

Da Redação

Quarta - 13/03/2024 às 10:32



Foto: Foto: AP Photo/File Joe Biden e Donald Trump
Joe Biden e Donald Trump

Com prévias eleitorais, Joe Biden e Donald Trump conseguiram a confirmação matemática de suas candidaturas para a Presidência dos Estados Unidos, ou seja, conseguiram alcançar o número necessário de delegados de cada partido para serem considerados candidatos. As prévias eleitorais foram divulgadas nesta  terça-feira (12). Dando início à primeira revanche nos Estados Unidos após 70 anos.

O presidente Joe Biden venceu as prévias nos estados da Geórgia, Mississipi e das Ilhas Marianas do Norte, com vitórias, Biden supera preocupações sobre liderança dentro do próprio partido. 

De acordo com Associated Press, o atual presidente conquistou 2.015 delegados (eram necessários 1.968 para a indicação) e já o ex-presidente Donald Trump também venceu nos estados da Geórgia e Mississippi, além de Washington. Chegando no total de 1.228 delegados, ultrapassando os 1.215 necessários. 

Desde que Nikki Haley, do partido Republicano, abandonou a disputa da pré-candidatura na manhã de quarta-feira (6), depois da Superterça, o ex-presidente não tinha rivais dentro de seu partido. Com a desistência de Haley, fez com que os republicanos tenham escolhido o candidato à Presidência em 244 dias antes das eleições em 5 de novembro. 

Do outro lado, Biden já tinha anunciado que tentaria a reeleição. Assim, 2024 se tornou o ano com uma das temporadas pré-eleitorais mais curtas da história dos Estados Unidos.

Superterça

Nos Estados Unidos, "Super Terça" (Super Tuesday) refere-se a uma terça-feira que costuma ser em Fevereiro ou Março, em anos de eleições presidenciais. É o dia em que um grande número de estados têm eleições primárias, e o dia em que se elege o maior número de delegados; portanto, é um dia em que se realizam eleições muito decisivas nas escolhas dos candidatos de um ou dos dois partidos.

Fonte: CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: