Política

PESQUISA

Janja tem 51% de desaprovação por atuação na ajuda ás vítimas no Rio Grande do Sul

Já entre os eleitores de Bolsonaro, a pesquisa revela que Janja teve 49% de desaprovação

Da Redação

Sábado - 01/06/2024 às 10:53



Foto: Claudio Kbene/PR Primeira-dama Jaja da Silva
Primeira-dama Jaja da Silva

A primeira-dana Janja da Silva tem, segundo pesquisa feita pelo PoderData, 51% dos eleitorado brasileiro descontente com sua atuação na ajuda às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. De 2,5 mil entrevistados para a pesquisa, 28% disseram aprovar o trabalho, enquanto outros 21% não souberam responder.

Desde o início das inundações, ela esteve quatro vezes no Rio Grande do Sul. Em uma delas entregou simbolicamente ao lado da comitiva ministerial 20 mil cestas básicas aos municípios de Estrela, Muçum e Arroio do Meio. A primeira-dama também chamou atenção ao se emocionar com o resgate de um cavalo do telhado de uma residência. 

No levantamento, os entrevistados tiveram de responder a pergunta “Janja tem comandado a ajuda do governo Lula para o Rio Grande do Sul por causa das enchentes. Você aprova ou desaprova esse trabalho de Janja?”

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de maio por meio de ligações para celulares e telefones fixos de 211 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, e o intervalo de confiança, de 95%.

O instituto cruzou as respostas da avaliação da atuação de Janja no Rio Grande do Sul com a declaração de voto dos eleitores no segundo turno das eleições de 2022.

Entre os eleitores de Lula, a aprovação foi de 30%, a desaprovação de 51%, e 18% não souberam opinar. Já entre os que votaram em Bolsonaro, 26% disseram aprovar, 49% desaprovam e 25% não opinaram. Entre os que votaram branco ou nulo, os índices foram de 21%, 55% e 24%, respectivamente.

Fonte: Gazeta do Povo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: