O médico Italo Costa vai continuar na presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Italo Costa e o prefeito Dr. Pessoa (PRD) tiveram uma longa conversa e chegaram a um entendimento, após o gestor do município garantir que a pasta não sofreria com o ajuste fiscal que está sendo implementado na gestão.
A cerca de dois meses para o fim do mandato, o médico pediu exoneração do cargo no dia 29 de outubro, após ficar surpreso com as demissões em massas de servidores comissionados. O presidente não teria gostado da situação por considerar que não estaria tendo autonomia na pasta.
As demissões em massa são parte de medidas instituídas pelo prefeito Dr. Pessoa para a contenção de despesas e ajuste fiscal para manter o equilíbrio das contas públicas para o exercício financeiro vigente.
Segundo decreto do prefeito, órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta deveriam revisar imediatamente a despesa com pessoal, reduzindo os cargos temporários e comissionados em 30%. A limpeza na folha da Prefeitura já atingiu cerca de 500 pessoas.