Política

Ipec: Lula tem 50,8% em compilação de pesquisas estaduais e DF

Lula lidera a disputa em 17 estados, enquanto Bolsonaro fica à frente em 8 deles e no Distrito Federal

Da Redação

Sexta - 09/09/2022 às 08:56



Foto: Reprodução Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro

Um estudo inédito, compilando todas as pesquisas estaduais realizadas pelo Ipec (ex-Ibope) entre os dias 19 e 31 de agosto, confirma a possibilidade de vitória de Lula (PT) no primeiro turno. 

Reunidos por Rafael Nishimura e Gabriel Cunha e divulgado por Marcos Coimbra no Fórum Café desta sexta-feira (9), os dados mostram que no universo de 25.616 eleitores ouvidos pelo instituto em todo o país, Lula tem 50,8% dos votos válidos.

O índice é semelhante ao registrado pelo Ipec na pesquisa nacional divulgada na segunda-feira (5), que mostra o petista com 50% dos votos válidos. No entanto, a pesquisa nacional ouviu 2.512 eleitores, universo 10 vezes menor do que os dados compilados nas estaduais.

No estudo, Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 35,6% dos votos válidos, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 8,5%, e Simone Tebet (MDB) com 3,1%. Os demais candidatos somam 1,9%. A margem de erro varia entre 0,8% e 1,4%.

ESTADOS E REGIÕES

O levantamento mostra que Lula lidera a disputa em 17 estados, enquanto Bolsonaro fica à frente em 8 deles e no Distrito Federal. No Amapá há situação de empate entre os dois candidatos.

O Maranhão é onde Lula tem maior vantagem, liderando a disputa com mais de 70% dos votos válidos. Já Bolsonaro alcança esse índice em Roraima.


O petista também está à frente da disputa em três das cinco regiões: Sudeste, Norte e Nordeste, onde tem mais de 65% das intenções de votos. Bolsonaro lidera no Centro-Oeste e no Sul sem atingir, no entanto, 50% das intenções de votos nas duas regiões.


Fonte: Revista Fórum

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: