Política

Indicação de Zanin para o STF é publicada no Diário Oficial da União

Zanin foi advogado pessoal de Lula

Da Redação

Quinta - 01/06/2023 às 18:28



Foto: Brasil 247 Cristiano Zanin
Cristiano Zanin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (SFT). A indição foi publicada, nesta quinta-feira, 1º, em edição extra do Diário Oficial da União.

Zanin foi advogado pessoal de Lula e, caso seu nome seja aprovado pelo Senado, ele deve ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que está aposentado.

"Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país", declarou Lula mais cedo à TV Globo.

A sabatina no Senado ainda não tem data marcada.

Pelas atuais regras de aposentadoria do STF, os ministros deixam o cargo de forma compulsória aos completarem 75 anos de idade. Sendo assim, caso o nome de Zanin seja aprovado, ele poderá atuar na Corte até 2050.

Perfil

Com 47 anos, Cristiano Zanin atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato.

Ele nasceu em Piracicaba (SP), se formou em direito pela PUC de São Paulo e é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transacionais.

O advogado não é filiado a partido político, mas defende Lula em processos criminais desde 2013. Isso embora não seja especialista na área penal, e sim em direito civil e processual.

Lula chegou a ser condenado e preso pela Justiça Federal, mas teve as condenações anuladas no STF por meio de recursos assinados por Zanin.

O advogado mantém um escritório com sedes em São Paulo e Brasília ao lado da mulher, Valeska Teixeira Zanin Martins. Valeska é filha de Roberto Teixeira, membro fundador do PT que também advogou para Lula nos últimos anos.

No site do escritório, consta que Zanin e Valeska são "especialistas no enfrentamento de lawfare, uma forma ilegítima de uso do Direito que vem sendo adotada por algumas autoridades nacionais e internacionais para obter resultados políticos, geopolíticos, econômicos e militares".

Em setembro de 2020, durante um desdobramento da operação Lava Jato no Rio de Janeiro, Zanin chegou a ser apontado como suposto líder de um esquema de fraudes no Sistema S (Senac, Sesi e Senai).

O juiz Marcelo Bretas determinou, inclusive, operação de busca e apreensão na casa de Zanin. As diligências foram anuladas pelo STF.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: