Política

FESTIVIDADES

Halloween é mais uma oportunidade de vendas para o comércio em Teresina

Dono de loja de fantasia na capital diz que as vendas quadruplicam nesse período

Dhara Leandro

Quinta - 31/10/2024 às 15:42



Foto: Canva/Pexels Halloween (Imagem ilustrativa)
Halloween (Imagem ilustrativa)

Influenciado pela cultura estadunidense, o Brasil aos poucos tem começado a celebrar o Halloween, principalmente nas grandes cidades. Em Teresina não é diferente. Escolas e bares promovem festas de Halloween todos os anos, atraindo aqueles que buscam se divertir com fantasias elaboradas e guloseimas diversas.

Durante todo o mês de outubro é possível observar as decorações assustadoras nos comércios da capital, que não recusam mais uma data para arrecadar lucros.

O Piauí Hoje.Com visitou a loja World Fantasy, localizada na Avenida Campos Sales, no Centro (Sul) de Teresina. O empresário Edson Araújo, dono da loja de fantasias, falou sobre as expectativas para o feriado, que apesar de ser comemorado em outubro ainda tem festividades que seguem até o mês de novembro.

"O Halloween tem sido a nossa maior festa. É como se representasse o Natal para o comércio, para nós o Halloween é a festa com mais oportunidades de vendas. A nossa venda quadruplica nesse período", disse.

Segundo o empresário, o mês de outubro é um período muito bom para as vendas, por causa do Dia das Crianças. Muitas escolas fazem festas à fantasia para comemorar a data.

"Tem as festas das crianças, tem as festas escolares e em seguida tem as festas do Halloween. O mês de outubro é muito bom", afirma.

Origem do Halloween

Comemorado anualmente no dia 31 de outubro, o Halloween, ou "Dia das Bruxas", tem suas raízes no festival de Samhain, uma antiga festividade celta celebrada há mais de 2 mil anos, que comemorava o fim do verão e a passagem do ano celta. A festa tinha início no dia 31 de outubro e durava 3 dias.

Os celtas acreditavam que nesse dia os espíritos dos mortos voltavam à terra e se apoderavam dos corpos dos vivos. Assim, as pessoas usavam fantasias e espalhavam artefatos com o intuito de se defender dos maus espíritos.

Depois, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar as festividades e a nomearam de "Dia das Bruxas". Na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a Igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.

Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos, onde o Halloween é uma data especialmente comercial.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: