Política

Governador define prioridades para o Piauí a partir de PPA 2020

Cada órgão da administração estadual deverá seguir e definir o plano de trabalho para os próximos quatro anos.

Redação

Sexta - 14/02/2020 às 14:27



Foto: Ascom Reunião de planejamento do PPA
Reunião de planejamento do PPA

Com o objetivo de tratar sobre as prioridades das ações de cada órgão do Governo do Estado, o governador Wellington Dias se reuniu, nesta sexta-feira (14), com os gestores da administração direta e indireta estadual. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) apresentou, a partir do Plano Plurianual (PPA) de 2020, aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), uma previsão de metas e prioridades para os próximos quatro anos, das quais cada órgão deverá seguir e definir seu plano de trabalho.

“A partir dessa apresentação, onde constam as diretrizes e objetivos, nós queremos atingir um Piauí seguro, mais inclusivo, com economia mas dinamizada, mais oportunidade de emprego, melhorar a qualidade vida as pessoas, o índice de educação, bem como dos indicadores de saúde. Apresentando isso, cada órgão expôs suas prioridades que foram pactuadas em um compromisso com o governador e, ao longo deste ano, vamos trabalhar esse planejamento, ou seja, com isso teremos como resultado final dessa reunião o planejamento estratégico do governo para o ano 2020”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto.

O chefe do Executivo piauiense irá acompanhar e monitorar o desempenho de cada gestão durante todo o ano de 2020, sob a supervisão da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Serão mais de quatro mil ações até 2022 nas mais diversas áreas.

“A reunião teve três objetivos: celebramos com cada membro da nossa equipe um termo com as prioridades que serão desenvolvidas em cada área em 2020, 2021 e 2022, ou seja, o secretário assume com o governador esse compromisso de, na gestão, priorizar tais medidas”, afirmou Wellington.

 

Dias destacou algumas prioridades a serem trabalhadas. “Na área do turismo, por exemplo, vamos cuidar das regiões turísticas, melhorar a capacidade de atração, de ampliação de turistas. Ao mesmo tempo, vamos ter também uma estratégia que é concluir obras que estão em andamento, equipar, colocar em funcionamento e a prioridade são as ações que estão no nosso planejamento. É claro que cada área tem muitas ações para desenvolver, mas aquelas que são as prioridades do povo, que melhora a vida, que garante as condições de solução para problemas da população, como melhorar as estradas, a segurança, a saúde, são nossas prioridades. Então, estou muito otimista que vai ser o ano bem melhor para o Piauí”, disse o governador.

O PPA é baseado em seis eixos estratégicos: Piauí saudável e seguro; Piauí com oportunidades para todos; Piauí próspero e inovador; Piauí inclusivo de sem pobreza; Piauí sustentável; e Piauí eficiente e integrado.

“Devemos celebrar os contratos com os bancos a partir de fevereiro e o prazo de pagamento dos financiamentos serão alongados, o que vai gerar mais capacidade de investimentos no estado. Nossos gestores serão a melhor equipe de todas as gestões e chegarão lá na frente batendo no peito e dizendo que fez parte do time que possibilitou o crescimento do IDH do Piauí”, finalizou Wellington.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: