
O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) completou, às 11h desta sexta-feira (11), 59 horas de greve de fome. O protesto é uma reação ao processo de cassação de seu mandato, que está sendo analisado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. De acordo com sua assessoria, essa ação contra o parlamentar faz parte de uma “articulação golpista”.
Para cuidar de sua saúde, Braga fez exames de sangue e consumiu meio litro de soro. Desde o início da greve, ele já perdeu quase dois quilos. No entanto, o deputado afirmou que continuará com o protesto. “Não vou voltar em nenhuma das minhas decisões. Meu ato de estar aqui, em greve de fome, é minha resposta”, disse. Ele ainda completou: “sei que muitas pessoas estão preocupadas com minha saúde, mas estou bem. Quando isso vai parar? Vai parar quando cessar a perseguição que estou sofrendo por falar verdades que não queriam que fossem ditas”.
Nesta sexta-feira, Glauber participou de um ato em apoio à deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), também na Câmara. Célia foi atingida por bombas de gás lacrimogêneo durante uma manifestação indígena em Brasília, na noite de quinta-feira (10).
Após o ato, Glauber retornará ao Plenário 5, onde tem pernoitado desde quarta-feira e onde ocorreu a reunião do Conselho de Ética. O local tem sido ocupado por apoiadores e colegas de parlamento, que se revezam para demonstrar solidariedade ao deputado. Segundo sua assessoria, centenas de pessoas já passaram pelo Plenário.
A comunicação com os apoiadores tem sido feita por meio das redes sociais, e a imprensa receberá atualizações por meio de notas oficiais. A próxima atualização está prevista para as 19h desta sexta-feira.
Fonte: Brasil 247