Política

Gestores se reúnem em Teresina para debater políticas para agricultura familiar

O Piauí sedia o XVI Fórum dos Gestores e Gestoras do Nordeste, que visa discutir temas ligados à regularização fundiária entre outras pautas

Redação

Terça - 12/11/2019 às 12:20



Foto: Luiz Brandão Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste
Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste

O XVI Fórum dos Gestores e Gestoras do Nordeste acontece no Piauí no período de 11 a 13 de novembro no Luxor Hotel, no Centro de Teresina. Durante a abertura, na noite dessa segunda-feira (11), o governador Wellington Dias realizou uma palestra com o tema “O Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Desenvolvimento Rural”.  evento contou com a participação do superintendente do Desenvolvimento Rural da Secretaria de Fazenda, Francisco das Chagas Ribeiro (Chicão); secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires; líder do governo, deputado Francisco Limma, entre outras autoridades.  

O Fórum tem como objetivo discutir temas ligados à regularização fundiária e pautas que serão abordadas durante a realização do Seminário “Povos e Comunidades Tradicionais”, que ocorrerá dentro da programação. Uma das pautas trata do sentimento dos movimentos sociais diante das demandas sobre regularização e o panorama das legislações fundiárias estaduais para os povos e comunidades tradicionais.

De acordo com o secretário Herbert Buenos Aires, o Fórum tem a finalidade de idealizar ações que se tornem eficazes às gestões de cada órgão ali presente e representado. "Ao invés de um recuo nas políticas para agricultar familiar, a gente vai ter um reforço nessas políticas. Isso é o que a gente consegue perceber pelo que está sendo desenhado pela ação do governador e de toda nossa equipe do Piauí", disse o secretário.


O governador Wellington Dias falou sobre o Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Desenvolvimento Rural. Dias explicou que desde o ano de 2004 já existia a ideia de organizar um fórum com os governadores do Nordeste, que teve um foco mais político e partir de então foi organizado o Fórum Nacional dos Governadores.

"Sentimos ainda a necessidade de trabalharmos mais sintonizados. Não havia ainda lei de regulamentação do Consórcio. Criamos pela via do consórcio, meio que pegando apenas um item da Constituição e criamos um Consórcio interestadual com Piauí, Ceará e Maranhão,  que coloca a chamada Rota das Emoções focada no Turismo, na região de Jericoacoara, Camocim, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses", ressalta o governador.

Wellington Dias disse ainda que o evento busca atender as demandas dos povos e comunidades tradicionais.  "Um olhar para agricultura familiar, para as comunidades tradicionais, é uma das áreas que queremos ter uma troca de experiencia, uma política comum e um plano nordeste. Esse encontro hoje tem uma grande responsabilidade. A gente tem a coragem de escolher prioridades", conclui.

O evento conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), do Banco Mundial, Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), do Semear Internacional e órgãos do governo como Sasc e Secult, além da SAF-MA e SDA- CE.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: