
A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) realizou, na manhã desta segunda-feira (28), uma sessão solene pela passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A sessão foi proposta pelo deputado Franzé Silva (PT), que é um dos parlamentares que mais desenvolve projetos em prol de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante a solenidade, Franzé Silva cobrou a melhoria no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com TEA.
“Eu defendo o fortalecimento do SUS, mas eu defendo também os autistas e suas famílias. Quando converso com as famílias, vemos a necessidade de o SUS melhorar, para que a gente não veja famílias sacrificando o orçamento para pagar plano de saúde. Não vamos retroceder nos direitos dos autistas”, pontua Franzé.
“É preciso ter clareza das coisas, entender que, se há um problema, é preciso resolver. Então, temos que nos alinhar e cobrar do presidente, do governador, dos prefeitos e demais gestores medidas que assegurem os direitos dos autistas por completo, é um dever meu, como parlamentar representante dessas pessoas”, afirma.
O parlamentar observa que, além do fortalecimento da rede de saúde, é preciso adequar o atendimento nas redes pública e privada de ensino.
“Recentemente, recebi várias denúncias sobre falta de acompanhantes terapêuticos em escolas. Educação de qualidade é fundamental para o processo de evolução das crianças autistas”, frisa.
Fonte: Ascom