Política

LEGISLAÇÃO

Aprovada lei que regulamenta educação de saúde feminina à crianças e adolescentes

De acordo com a parlamentar autora do projeto, serão realizadas campanhas de vacinação do HPV

Da Redação

Sexta - 31/05/2024 às 16:21



Foto: Jaelson Lucas/SMCS Vacinação contra HPV
Vacinação contra HPV

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou a lei que vai regulamentar a educação de crianças e adolescentes sobre a saúde da mulher, especialmente no que diz respeito ao câncer de mama. A lei denominada de Lei do Outubrinho Rosa aprovada em plenário no dia 30 de abril.

A deputada Simone Pereira explica que será realizado uma campanha de vacinação do HPV para assegurar as mulheres contra o câncer de colo de útero.

“Então o mês de outubro que é um mês dedicado à saúde da mulher, combate ao câncer de mama, a gente vai incluir a saúde das meninas, crianças e adolescentes também, onde a gente vai buscar fazer uma campanha de vacinação do HPV, para a gente começar a trabalhar essa questão da erradicação do câncer de colo de útero, a gente vai incentivar a primeira visita ao ginecologista, ou seja, a menina não tem que ir ao ginecologista apenas depois da primeira menstruação, mas ela tem que ser preparada durante um tempo antes dessa primeira menstruação”, explica a deputada.

Segundo a parlamentar a execução da legislação deve se dar de forma transversal porque se trata de uma política principalmente de proteção.

“Tem que haver esse diálogo entre as instituições. Então, a participação da Secretaria da Mulher, ela é importantíssima nesse processo. Secretaria da Saúde também. Secretaria da Educação também. E a Secretaria da Assistência Social. Então, a gente vai ter essa conversa.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

<