O candidato à prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), voltou a defender a gratuidade do transporte público de Teresina, em reunião marcada por debates que discutiram a fragilidade do sistema na capital. O petista esteve presente com o candidato a vereador, Daniel Carvalho (MDB), em um encontro que reuniu mais de 300 apoiadores, na Vila Poti, na zona Sudeste de Teresina, na noite dessa quarta-feira (31).
Fábio Novo lembrou que os últimos quatro anos foram marcados por greves dos trabalhadores do transporte. O candidato está propondo dialogar com o governador Rafael Fonteles para integrar o sistema de ônibus com o metrô, viabilizando a tarifa zero do transporte público rodoviário e ferroviário para a população.
“Com a recuperação e ampliação das linhas do metrô, já anunciada pelo governador Rafael, nós teremos um metrô totalmente novo, partindo do Colorado até o Troca-Troca. Uma bandeira nossa é, já a partir do próximo ano, termos tarifa zero no metrô, que passará a contar com novos trens”, disse Fábio Novo.
Daniel Carvalho, por sua vez, criticou a atuação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Municipal de Vereadores de Teresina para investigar a situação do transporte público na cidade que, segundo ele, não conseguiu benefícios para a sociedade.
“A gente pode passar a noite falando de problemas da saúde, transporte público, lixo nas ruas. Mas vamos falar é da nossa coragem para mudar tudo isso, como o governador Rafael fez na segurança pública. Coragem de ter esse diálogo franco com a população, como o Fábio vem tendo, todos os dias”, concluiu Daniel Carvalho.
Tarifa zero no sistema de ônibus
Uma das principais propostas de Fábio Novo é a modernização e implantação da tarifa zero no sistema de ônibus de Teresina. O candidato propõe a troca da frota por ônibus elétricos, redução gradual da tarifa e implantação da tarifa gratuita ao final da gestão.