
Até dezembro, o setor de tecnologia da Assembleia Legislativa do Piauí deverá concluir a digitalização de todo o acervo de documentos, incluindo o arquivo de todas as leis aprovadas desde a fundação do Legislativo do Piauí, desde 1.835. O trabalho foi iniciado em agosto passado.
O objetivo é preservar a documentação original e, com isso, facilitar o trabalho de pesquisa de estudantes, pesquisadores, professores universitários. Atualmente, além dos assessores parlamentares, os maiores pesquisadores são estudantes de Direito e História.
Segundo Lourival Santos, chefe do arquivo da Assembleia, a primeira parte do processo de digitalização do acervo de documento começou com os projetos de lei, Mensagem do Executivo, projetos dos demais Poderes, Decretos legislativos desde a criação da Assembleia legislativa no dia 04 de maio de 1835, na cidade de Oeiras, inicialmente, capital da província, onde foi instalada a Assembleia legislativa Provincial.
A conclusão da primeira parte da digitalização será com os projetos, requerimentos dos atuais e dos ex- deputados, além dos projetos de resolução.
O término do processo será em janeiro próximo com a digitalização das Atas, desde 1970, os Diários Oficiais que compreendem 1884 até 2016, os projetos e processos das Constituições Estaduais, todos, o início dos trabalhos legislativos no Piauí.
Fonte: Alepi