
O deputado federal Flávio Nogueira, em litígio com o PDT, confirmou entendimento avançado para que possa se filiar ao Republicanos e participar das eleições municipais de 2020 já no novo partido. A informação foi dada durante entrevista na tarde desta quinta-feira (19).
“Eu tenho que tomar um destino, os prazos para as eleições municipais estão chegando e tenho que botar meus seguidores, amigos e correligionários em determinados partidos, sou cobrado diariamente”, disse.
Nogueira informou que o litígio que vive dentro do PDT, onde responde a processo disciplinar por contrariar orientações do partido sobre votações na Câmara Federal, afetou diretamente seu grupo político.
“As conversas nesse sentido [da filiação] estão bem avançadas com o Republicanos, muita gente quer sair do partido [PDT] por causa dessa instabilidade e por conta do sentimento partidário diante do que fizeram comigo”, comentou.
Embora as tratativas com o Republicanos estejam em fase avançada, o deputado disse que tem sido procurado por presidentes nacionais de diversos partidos em Brasília.
“Convite não falta, os partidos estão conversando comigo e geralmente essas conversas são com os presidentes nacionais, porque estou em Brasília e eles me procuram para conversar. Acho que eu já fiz as oitivas finais do processo do Tirbunal Superior Eleitoral, vamos esperar a sentença”, lembrou.
Após 20 anos se colocando como um dos principais nomes do PDT no Piauí, o parlamentar afirmou ser improvável passar as eleições municipais de 2020 no partido.
“O certo é que dificilmente a gente pode estar nas eleições junto com o PDT”, concluiu.
PROCESSO
A situação de Nogueira no PDT se tornou delicada desde que o deputado federal contrariou a orientação do partido e votou a favor da Reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Desde então, Flávio Nogueira sofre sanções partidárias com medidas restritivas e processo administrativo disciplinar. A partir disso, diversas legendas como o PP, PL e Republicanos o convidaram para ingressar em seus quadros.