Política

Deputados debatem sobre mudanças na eleição para conselheiro do TCE/PI

A proposta é que os deputados-candidatos não tenham direito a voto durante o processo eleitoral feiro pela Alepi

Da Redação

Terça - 31/08/2021 às 14:47



Foto: Presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB)
Presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB)

Os deputados debateram na sessão desta terça-feira (31) a possibilidade de haver mudança no formato da eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A maioria dos parlamentares se manifestou contrária a mudança que poderia retirar da votação e da arguição os deputados concorrentes, argumentando que não há nenhuma previsão legal que proíba a participação dos deputados que são candidatos na sessão especial de eleição e sabatina.

Além disso, em todas as eleições anteriores os deputados que eram candidatos votaram. O edital e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) são outros pontos que os parlamentares consideram como proibitivos para a mudança. João Madison (MDB), Evaldo Gomes (Solidariedade), Franzé Silva (PT), João de Deus (PT) e Flávio Júnior (PDT) acreditam que qualquer alteração sobre o tema exigiria aprovação do plenário.

João Madison disse que já conversou com juristas e eles informaram que em apenas um caso haveria a proibição de votação. Seria na hipótese de o candidato possuir alguma propriedade negociada com o Poder Público. O deputado também acredita que as mudanças podem prejudicar a volta de titulares que estão na função de secretário e favorecer algum candidato.

Diante dos questionamentos, o presidente da Alepi, Themistocles Filho (MDB), afirmou que não deve haver preocupação por parte dos parlamentares sobre a possibilidade. “Vai para Mesa Diretora da Assembleia. Se a mesa acatar ou não acatar, pode vir para o plenário. Em última análise é o plenário que toma qualquer decisão. O plenário é soberano”, disse Themístocles.

Segundo o presidente, o debate não influencia no retorno dos titulares já que essa é uma medida comum adotada em todos os parlamentos do Brasil. Sobre possíveis mudanças, ele acredita que sempre que elas forem para melhor, podem ser feitas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: