Política

Deputado Merlong Solano denuncia abandono dos terminais de ônibus de Teresina

"É um atestado completo da falência do modelo de transporte coletivo adotado pela PMT nas gestões anteriores e piorado na atual gestão", disse o parlamentar

Da Redação

Terça - 21/06/2022 às 11:37



Foto: Divulgação Deputado Merlong Solano denuncia situação dos terminais de ônibus de Teresina
Deputado Merlong Solano denuncia situação dos terminais de ônibus de Teresina

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o deputado federal Merlong Solano (PT), denuncia a situação dos terminais de integração Lagoas do Norte e Rui Barbosa, no bairro São Joaquim, na zona Norte de Teresina. O parlamentar visitou o local e mostrou a destruição e abandono dos terminais, cobrando ainda um posicionamento efetivo da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) em relação à crise do transporte público na capital.

“O que vemos aqui são terminais abandonados, depredados e entregues ao mato. É um atestado completo da falência do modelo de transporte coletivo adotado pela PMT nas gestões anteriores e piorado na atual gestão, que prometeu resolver o problema e só piorou a situação. Muito dinheiro público foi investido aqui, dinheiro do povo. A população precisa de uma resposta efetiva para este grave problema. Passou da hora de a PMT pedir ajuda do governo estadual e até mesmo federal para reverter a situação, o teresinense tem sido muito prejudicado”, pontuou o deputado.


Merlong argumenta que há quase três anos Teresina sofre com a alta demanda por transporte coletivo para pouca oferta e lembrou que com o retorno às aulas presenciais na Universidade Federal do Piauí (UFPI)  nessa segunda-feira (20), a tendência é que o problema se agrave. 

“A população não aguenta mais. Não tem ônibus para ir trabalhar, para estudar. As aulas da UFPI serão retomadas nesta segunda-feira, vamos aguardar a reclamação dos estudantes, que certamente virá”, disse o petista.

Falta de planejamento

Durante a vistoria ao terminal Lagoas do Norte, na avenida Rui Barbosa, Merlong apontou a falta de planejamento técnico na instalação do terminal, o que tem dificultado bastante o tráfego de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas e prejudicado o funcionamento de pequenos comércios instalados ao longo da avenida.

“Faltou planejamento, ficou apertado. É uma avenida estreita para comportar uma parada deste porte. Muitos veículos infringem a legislação de trânsito para conseguir trafegar aqui. Está um caos. A prefeitura precisa enxergar esse problema e resolver, não adianta prometer que não vai aumentar o preço da passagem, tem que prometer – e cumprir – é que vai botar ônibus para a população poder se deslocar e dar função a estes terminais”, concluiu o deputado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: