
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) apoia o Orçamento Participativo (OPA/ 2025-2026), que foi lançado nessa segunda-feira (10) pelo governador Rafael Fonteles (PT). A solenidade de lançamento da terceira edição do programa ocorreu no Palácio de Karnak, no Centro de Teresina.
Merlong Solano destacou que são mais de R$ 80 milhões que serão investidos em obras e serviços escolhidos pela população.
"Eu sou parceiro do Governo do Estado no OPA. Ano passado destinei emenda de R$ 2 milhões para Teresina e as obras serão realizadas este ano, ajudando a melhorar a saúde, a educação, a segurança, a assistência social, a infraestrutura e diversos setores da nossa cidade. E reafirmo o meu compromisso em seguir melhorando a nossa cidade. Estamos juntos, governador", disse parlamentar.
Merlong lembrou que o OPA permite que a população defina prioridades para a aplicação de recursos públicos em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
A partir desta terça-feira (11) até 11 de abril, associações comunitárias e entidades representativas podem se inscrever e cadastrar propostas de obras e serviços para a terceira edição do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026.
Para participar, as entidades devem atender aos critérios do edital, como possuir CNPJ válido, estatuto, ata da diretoria registrada em cartório, comprovante de endereço e documentos do responsável legal. Cada entidade pode cadastrar até três propostas no Portal do OPA (opa.colab.re), respeitando as áreas, ações e valores estabelecidos.
As propostas cadastradas devem refletir as necessidades reais das comunidades e estar de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Apenas propostas dentro das áreas e limites financeiros definidos poderão ser validadas para votação.
Após o período de inscrições, uma equipe técnica do Governo do Estado analisará a viabilidade das propostas entre 14 de abril e 30 de junho. As que forem aprovadas seguirão para votação popular, que acontecerá de 4 a 13 de julho. As mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e executadas em 2026.
Na edição anterior, o OPA recebeu 1.255 propostas enviadas por 501 entidades, resultando na escolha de 148 projetos para execução. Agora, com um investimento ainda maior, a expectativa é que mais comunidades sejam beneficiadas.