
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) acusou a Prefeitura Municipal de Teresina de omissão no seu papel de limpeza pública como fator agravante da situação sanitária relacionada à proliferação da dengue, com o registro crescente de casos e mortes por dengue hemorrágica na capital. "A cidade está abandonada, não se vê uma ação consistente por parte da Prefeitura de Teresina no sentido de limpar o lixo e entulho em terrenos baldios e grandes áreas nos bairros da capital, o que contribui para a proliferação dessa desgraça, desse mosquito assassino em nossa cidade", disse o parlamentar.
A declaração aconteceu durante sessão realizada nesta terça-feira (21), no plenário da Assembleia Legislativa, e teve o respaldo do presidente da instituição, Franzé Silva (PT), que se manifestou enfatizando o trabalho que o Legislativo fará no sentido de promover uma campanha de conscientização da população. "Nós aqui da Assembleia Legislativa vamos nos empenhar em dar nossa contribuição no combate à proliferação da dengue em todo o Estado do Piauí", acrescentou o parlamentar petista.
Para o deputado emedebista, a população precisa se conscientizar, de forma urgente, em manter suas residências livres dos focos do mosquito Aedes aegypti, evitando deixar água parada ou lixo nas respectivas áreas internas.
O pronunciamento do parlamentar ocorre no contexto da comoção entorno da morte da médica Laysa Lira e de seu filho, vitimados pela forma hemorrágica da dengue. O parlamentar pediu seriedade ao poder público municipal no tratamento do grave problema de saúde pública, que é a explosão de casos e mortes.