O deputado federal Dr. Francisco Costa (PT-PI) disse que não pode ocorrer anistia para os condenados dos atos golpistas de 8 de janeiro, "para garantir a nossa democracia, o funcionamento das instituições". Em entrevista exclusiva ao Piauí Hoje, o petista comentou o atentado terrorista contra o Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu a necessidade de responsabilizar quem atenta contra a democracia.
"É necessário o rigor da lei para que cada vez mais possamos trabalhar as eleições na pauta das ideias, de propostas, do convencimento de que é o eleitor quem pode escolher quem vai governar o seu país, seu estado e seu município. Não écom a violência, com a imposição, com a truculência, porque a época da ditadura já passou e nós vivemos em um país que é democrático", disse.
Segundo o deputado, a possibilidade de anistia caiu com a descoberta da trama para assassinar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
"Isso enfraquece muito o projeto que a direita, a extrema-direita, defendia de forma muito veemente. Mas sabemos que precisamos estar atentos, vigilantes, firmes para que isso não aconteça, porque seria verdadeiramente uma desmoralização para o Poder Judiciário, para as instituições e colocaria, acima de tudo, em risco a situação de um país democrático que nem é o Brasil", declarou.
Confira a entrevista completa: