Política

TRATAMENTO

Deputado critica gestão da saúde em Teresina após suspensão de atendimentos no São Marcos

Pacientes oncológicos provenientes do SUS tiveram os atendimentos suspensos por tempo indeterminado

Da Redação

Terça - 22/04/2025 às 13:54



Foto: Hospital São Marcos O Hospital São Marcos é referência no tratamento contra o câncer
O Hospital São Marcos é referência no tratamento contra o câncer

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) repercutiu, no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), notícias veiculadas na imprensa nos últimos dias sobre o repasse de recursos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para o Hospital São Marcos, em Teresina. O impasse que culminou na suspensão do atendimento oncológico na unidade. 

“Tem que chamar o Estado, o Município, pra efetivamente abrir as contas e mostrar onde está faltando o dinheiro, quem não está cumprindo a sua parte”, disse o parlamentar.

O emedebista relatou que uma senhora faleceu depois de passar sete dias no Hospital do Buenos Aires aguardando pela realização de uma tomografia. 

Deputado estadual Henrique Pires / Foto: Alepi

“Quer dizer que Teresina não tem condições de ter um tomógrafo em cada zona da cidade?  Tem que todo mundo ficar correndo para o HUT. Quanto se gasta em festa por mês?”, questionou Henrique Pires.

Henrique Pires alertou que pretende puxar o debate sobre a responsabilidade pela falta de atendimento à população. 

“A culpada é a Assembleia toda, é o Governo do Estado, é a Prefeitura de Teresina, é a sociedade piauiense. É inadmissível isso. E vou chamar a confusão ‘praqui’ pra dentro mesmo”, concluiu.

Atendimentos suspensos

O Hospital São Marcos, referência em tratamento de câncer em Teresina,suspendeu temporariamente os atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), alegando falta de medicamentos essenciais e "sérias dificuldades financeiras".

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) disse que não há nenhuma pendência na entrega de medicamentos destinados ao Hospital São Marcos. 

Já a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) disse que repassou, de 1º de janeiro a 14 de abril de 2025, um montante bruto de R$ 32 milhões para custear esses atendimentos. 

Fonte: Com informações da Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<