A Comissão Brasileira Justiça e Paz se manifestou por meio de nota em solidariedade à governadora Regina Sousa (PT). Assim que assumiu o governo do estado do Piauí,Regina foi vítima de uma fala preconceituosa do prefeito de Parnaíba, Mão Santa.
"Repudiamos as falas racistas e preconceituosas dirigidas contra a governadora. Os discursos feitos pelo prefeito de Parnaíba, Mão Santa, são expressões do colonialismo e racismo estrutural, além de ferirem o princípio laico do Estado Brasileiro que garante relação isonômica do Estado com as tradições religiosas", disse a nota.
ENTENDA A POLÊMICA
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (União Brasil) durante uma live transmitida ao vivo nas redes sociais, criticou a posse da nova governadora Regina Sousa (PT) e chegou a chama-la de macumbeira. No momento, o prefeito estava rodeado de assessores e familiares. Mão Santa já é conhecido por dar declarações polêmicas de cunho racista e homofóbico.
''A maior avacalhação. Aliás, eles estão sendo. Assumiu aí uma macumbeira. O povo tem o governo que merece. Nós vamos ter a maior avacalhação em tudo. O povo tem o governo que merece", atacou Mão Santa.
Entidades e movimentos repudiam fala de Mão Santa
A Secretaria Estadual de Mulheres do PT, repudiou o ato e disse que em menos de 24h Regina Sousa já foi vítima de racismo e violência política de gênero. "Em 24h que assumiu o governo do Estado do Piauí, Regina Sousa, foi atacada de forma racista, misógina e covarde pelo prefeito de Parnaíba, Mão Santa. Reafirmamos que jamais seremos silenciadas!", informou.
A Articulação Nacional de Povos de Matriz Africanas e Ameríndia (ANPMA-BRASIL), disse que a sociedade ainda não aceita as religões de matriz africana. “Para nós religiosos de matriz africana, prova que a sociedade ainda não está preparada para lidar com a diversidade religiosa do nosso estado. Ele tem um tom pejorativo, para gnte isso é uma falta de respeito”, disse o coordenador Rondinele de Oxum
Deputado denuncia que oposição está espalhando fake news no interior do estado
Prefeito de Madeiro deixa o PP e se filia ao MDB; Ciro Nogueira perde mais um aliado