LEI

Comissão aprova projeto de lei que destina dinheiro apreendido por corrupção

O projeto de lei é de autoria do deputado Vinícius Gurgel (PL-AP) e foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Merlong Solano (PT).


Merlong Solano

Merlong Solano Foto: Gabriel Paiva

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que destina recursos oriundos de apreensões e condenações judiciais por crimes de corrupção para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). A proposta estabelece ainda que seja dada transparência, em forma de dados abertos, na divulgação de informações sobre a arrecadação e a aplicação do dinheiro depositado no fundo

Rafael Fonteles participa de evento com moradores na Zona Norte de Teresina

Wellington e Rejane Dias participam de celebração do casamento de Lula e Janja

Lula e Janja se casam em cerimônia fechada em São Paulo


O projeto de lei é de autoria do deputado Vinícius Gurgel (PL-AP) e foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Merlong Solano (PT). Ao defender a aprovação do projeto, o parlamentar destacou a importância da divulgação das ações governamentais como forma de incentivar o controle social. "Muitos brasileiros sequer sabem da existência deste fundo. Por isso a importância da ampla divulgação das ações governamentais. A transparência é indispensável, tanto para que a população conheça o FDD, quanto para que tenha condições de fiscalizar o uso dos recursos públicos", disse Merlong.

O Fundo de Defesa de Direitos Difusos é gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e destinado à reparação de prejuízos coletivos, como a degradação do meio ambiente, crimes contra o patrimônio histórico e danos a consumidores. O texto aprovado na Câmara insere dispositivos na Lei da Ação Civil Pública e na lei que criou o Conselho Federal Gestor do FDD. A matéria tramita em caráter conclusivo.

Fonte: Celina Honório

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: