Política

ELEIÇÕES 2022

Chico Buarque processa bolsonarista do Piauí e pede indenização por uso indevido de canção

O artista alegou uso indevido de sua canção em um vídeo da campanha de Silvio Mendes

Da Redação

Quinta - 11/08/2022 às 11:36



Foto: Montagem/Piauí Hoje Silvio Mendes e Chico Buarque
Silvio Mendes e Chico Buarque

O cantor e compositor Chico Buarque processou o candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), pelo uso indevido de uma canção sua. Além de exigir que a Justiça proíba o ex-prefeito de Teresina de usar a canção “Apesar de Você”, Chico ainda pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais.

Chico Mendes usou a composição e a voz do artista como trilha de um vídeo que ele divulgou em sua convenção partidária. O filme já teve quase 70 mil visualizações no Instagram.

Silvio Mendes é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro Ciro Nogueira (Progressistas), que é do Piauí. A ação de Chico foi ajuizada pelo advogado João Tancredo.

Eduardo Leite

Em fevereiro deste ano, o 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro determinou que o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) pague R$ 40 mil de indenização a Chico Buarque por danos morais. A decisão foi assinada pela juíza Ingrid Charpinel Reis no dia 15 de fevereiro.

A defesa de Leite disse que "discorda da decisão de primeiro grau [...], pois entende [que] o seu cliente não tratou o artista de forma pejorativa, vexatória ou ofensiva, mas informativa, sem dano a sua imagem. Conforme a defesa, Eduardo Leite vai recorrer da decisão à Turma Recursal.

Chico Buarque entrou com um processo por uso indevido de sua imagem contra Leite depois que o político utilizou a imagem do artista em um vídeo publicado nas redes sociais. Também foi determinada pela justiça a retirada da imagem na propaganda.

MP Eleitoral impugna União Brasil e candidatura de Silvio Mendes pode ser indeferida

Bolsonaro é expulso de churrascaria em São Paulo ao gritos de "fora vagabundo"

Rafael vence no primeiro turno mesmo sem considerar apoios, aponta nova pesquisa

Fonte: Com informações de Fórum

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: