O instituto Datamax, realizou uma nova pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Teresina nos dias 9 e 11 de maio. O levantamento aponta que os entrevistados que escolhem o pré-candidato Fábio Novo (PT) têm mais "firmeza no voto" que os entrevistados que afirmaram votar em Sílvio Mendes (União Brasil). Isso significa que os que dizem votar em Fábio Novo demostram menos tendência de mudar de opinião.
A pergunta aborda o entrevistado sobre os seguintes questionamentos: sobre o candidato, você afirma que:
a) votaria com certeza;
b) não votaria de jeito nenhum;
c) poderia votar;
Quando as perguntas se referem a Fábio Novo, os índices "votaria com certeza soma 41,12%"; já o "não votaria de jeito nenhum", ficou em 29,39% e "poderia votar, 24,95%". Não sabe/Não Opina é de 4,54%.
Em relação a Sílvio Mendes, " votaria com certeza", 39,67%; "não votaria de jeito nenhum": 31,74% e "poderia votar", 24,20%. Não Sabe/Não Opina é de 4,39%.
Quando se questiona ao eleitor se ele sabe qual dos pré-candidatos é apoiado pelo presidente Lula e pelo governador Rafael, 65,27% respondem que é Fábio Novo, enquanto 5,94% dizem ser Sílvio Mendes. Mas há também quem respondesse Dr. Pessoa (1,70%), João Vicente Claudino (0,60), Tony Kerley (0,50%) e Lourdes Melo (0,35%). Não Sabe/Não Opina 25,05%. Nenhum Destes, 0,60%.
Na mesma linha, quando se indaga ao eleitor se ele sabe qual dos pré-candidatos é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo senador piauiense Ciro Nogueira, 45,81% respondem que é Sílvio Mendes. As demais respostas são as seguintes: Fábio Novo, 3,54%; João Vicente, 3,19%; Tony Kerley, 1,40% e Lourdes Melos, 0,80%. Não Sabe/Não Opina, 41,37%. Nenhum Destes, 1,15%.
O levantamento foi registrado com o número TRE-PI/TSE-02154/2024.