O deputado estadual Franzé Silva (PT) anunciou que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deve apresentar, em fevereiro, o primeiro resultado do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) voltado à construção do Canal de Integração do Sertão Piauiense. O empreendimento prevê a transposição das águas do Rio São Francisco para o semiárido do Piauí, com o objetivo de ampliar a segurança hídrica da região.
Segundo o diretor do Departamento de Projetos do Ministério da Integração, Bruno Cravo Alves, responsável pela coordenação do estudo, o material a ser entregue corresponde à conclusão da fase de diagnóstico do projeto. Ele ressaltou que o estudo é uma determinação do governo federal para garantir o abastecimento de água em áreas historicamente afetadas pela escassez hídrica.
“Com a orientação do ministro Waldez Góes e a determinação do presidente Lula, vamos entregar esse importante estudo, para garantir segurança hídrica ao semiárido do Piauí”, pontua.
O Estudo de Viabilidade Técnica da transposição teve início em julho de 2025 e, em outubro do mesmo ano, foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Franzé Silva anunciou a apresentação do diagnóstico durante reunião com representantes da Frente Parlamentar pelo Povo da Serra da Capivara, após contato com a coordenação do projeto no Ministério da Integração.
De acordo com o parlamentar, após a conclusão do EVTEAS, o projeto avançará para a etapa de elaboração do projeto executivo. A previsão é que o estudo completo seja finalizado até novembro deste ano, possibilitando o início da obra a partir de 2027. Estudos preliminares indicam que a transposição beneficiará diretamente 26 municípios, sendo 24 no Piauí e dois na Bahia.
De forma indireta, mais de 80 municípios do semiárido deverão ser atendidos, alcançando uma população superior a um milhão de habitantes. Entre os municípios diretamente beneficiados no Piauí estão Paulistana, São Raimundo Nonato, Simões, São João do Piauí e Campo Alegre do Fidalgo. Na Bahia, Remanso e Sento Sé também estão incluídos na área de influência do projeto.
Canal de Integração do Sertão Piauiense
O Canal de Integração do Sertão Piauiense tem como finalidade complementar a disponibilidade hídrica da região conhecida como fronteira seca do estado do Piauí. A proposta prevê a captação de água no Lago de Sobradinho, no município de Remanso, na Bahia, com a transposição das águas do Rio São Francisco para o território piauiense.
A necessidade estimada de incremento hídrico na região é de aproximadamente 30 metros cúbicos por segundo, volume que deverá ser direcionado para as bacias dos rios Piauí e Canindé, após a transposição da Serra Dois Irmãos, formação geográfica que marca a divisa entre os estados da Bahia e do Piauí.
Fonte: Ascom
Mais conteúdo sobre:
#transposição do rio são francisco #franzé silva #seca #piauí #canal de integração #novo pac #fevereiro