Durante o período de altas temporadas, como no início do ano, o litoral piauiense recebe grande fluxo de turistas de várias partes do país e mundo. Para garantir ampla confiabilidade, continuidade e segurança no fornecimento de energia na região, a Equatorial Piauí intensifica ainda mais os investimentos na infraestrutura da rede elétrica. As ações fazem parte de um planejamento estratégico da distribuidora, além de fortalecer o trabalho executado ao longo de todo o ano.
Com foco especial nos municípios litorâneos e nas regiões com maior fluxo de visitantes, a empresa reforça sua operação com a ampliação de aproximadamente 140% o número de quadro efetivo de equipes, além de estar preparada para reforço adicional em eventual aumento de demanda. A operação também conta com a intensificação dos plantões emergenciais e ajustes nos horários de trabalho, incluindo supervisão durante a noite e madrugada, bem como alocação de equipes em pontos estratégicos, garantindo maior agilidade e eficiência no atendimento a possíveis ocorrências.
Os investimentos são contínuos e planejados. Somente na região Norte, que inclui o litoral piauiense, foram aplicados R$ 100 milhões em 2025, com ações de modernização, manutenção e melhorias em todas as subestações da região, que continuam beneficiando os moradores. Além disso, periodicamente a distribuidora executa serviços preventivos e corretivos, como a lavagem frequente da rede elétrica e a substituição de equipamentos desgastados pelas condições climáticas da região litorânea.
Em Luís Correia, por exemplo, foram investidos mais de R$ 2,8 milhões na substituição de cabos afetados pela alta salinidade e ventos fortes, além de reparos em componentes da rede, troca de transformador e recondutoramento de níveis de tensão, especialmente na Praia de Atalaia. Para o início de 2026, também estão em andamento as obras de um novo alimentador exclusivo para o município, ampliando a capacidade de atendimento da região.
Na Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, foram realizadas conexões de rede, troca de postes e a instalação de um transformador para equilibrar cargas e reforçar a estabilidade do sistema. Em 2026, serão instalados novos religadores em diversos pontos da cidade, permitindo maior agilidade em eventuais quedas de energia, além de garantir mais estabilidade.
Em Cajueiro da Praia, o Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Piauí, Lucas Oliveira, destaca que já foram executados importantes avanços. “Realizamos a substituição de 11 km de cabos, a implantação de 126 novos postes e a utilização de tecnologias de manobra que permitem recompor o sistema de forma mais rápida em casos de falta de energia, beneficiando mais de 10 mil clientes. Também construímos nova linha de alimentação exclusiva para Barra Grande e estamos realizando a troca de cabos na região de Barrinha”, explica.
Durante a alta temporada, equipes especializadas permanecem de prontidão em todo o litoral piauiense, garantindo agilidade no atendimento e maior estabilidade no fornecimento de energia. A Equatorial Piauí contribui com o desenvolvimento do estado, investindo continuamente na expansão e modernização da infraestrutura elétrica.
Fonte: Ascom Equatorial