Política

Camilo Santana será o ministro da Educação do governo Lula

O convite do petista a Camilo aconteceu na última semana

Da Redação

Terça - 20/12/2022 às 10:30



Foto: Valter Campanato/Agência Brasil O ex-governador do Ceará, Camilo Santana
O ex-governador do Ceará, Camilo Santana

O senador eleito Ceará Camilo Santana (PT-CE) será o novo ministro da Educação do governo Lula, de acordo com informações do site G1 publicadas nesta terça-feira (20).

Na noite dessa segunda-feira (19), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou que Camilo Santana irá comandar a pasta da Educação. O convite do petista a Camilo aconteceu na última semana.

De acordo com o G1, a decisão foi tomada durante uma reunião em Brasília com a participação da atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o governador eleito do Ceará Eumano de Freitas também estiveram presentes no encontro.

Vale destacar que o nome de Izolda era cotado para assumir a Educação no início, uma vez que, o presidente eleito havia decidido aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso, pois muitos simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) também conquistaram mandatos de deputados e senadores.

O petista, por sua vez, decidiu abrir uma exceção para Camilo. O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), já indicado para chefiar o Ministério da Justiça, foi outro nome na lista de exceções de Lula.

Nos bastidores, Santana havia demonstrado interesse de comandar o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). No entanto, Santana disse que está pronto para cumprir missões delegadas pelo presidente eleito. Ele integrou o grupo técnico de transição na área de Desenvolvimento Regional.

Fonte: Com informações do G1 e DCM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: