Política

G20

G20: Brasil tenta convencer Argentina a fazer ressalvas fora do texto final da declaração

Argentina pretende se opor a alguns pontos do texto relacionados a temas como clima, gênero, taxação de super-ricos e geopolítica

Da Redação

Segunda - 18/11/2024 às 11:11



Foto: Reprodução/Redes sociais Presidente da Argentina, Javier Milei
Presidente da Argentina, Javier Milei

Para alcançar o consenso sobre a declaração dos chefes de Estado do G20, o governo brasileiro estuda uma proposta para que a Argentina faça ressalvas fora do documento final, informa O Globo. A solução possibilita a aprovação unânime do texto, mas abriria espaço para que o país vizinho marque suas posições.

A Argentina pretende se opor a alguns pontos do texto relacionados a temas como clima, gênero, taxação de super-ricos e geopolítica, por orientação do presidente Javier Milei. No caso da geopolítica, ainda há pressões de aliados da Ucrânia, que pedem a reabertura de discussões após o país sofrer ataques da Rússia no último final de semana. 

No caso da Argentina, existe a avaliação de que Javier Milei possa enviar recados ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na reunião do G20. Nesse sentido, os diplomatas começaram a estudar saídas para conciliar os interesses dos diferentes países para chegar a um consenso. A questão precisa ser resolvida até terça-feira (19), quando termina o encontro entre os chefes de Estado.

A possibilidade da Argentina fazer suas ressalvas fora do documento final foi a mesma fórmula utilizada para na declaração dos ministros da Cultura do G20, no início de novembro, quando a Argentina ameaçou travar o documento final. Naquela ocasião, foi acordada a aprovação do texto por todos os países, mas os representantes de Milei realizaram ressalvas em seus discursos. Assim, as discordâncias dos argentinos foram registradas, mas o texto atingiu o consenso.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: