O Brasil intensifica sua presença no cenário internacional na luta contra a fome e a pobreza. Em reunião realizada nesta sexta-feira (31), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, discutiram estratégias para a participação brasileira na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O encontro antecede a instalação do Conselho de Campeões da iniciativa, marcada para ocorrer entre os dias 10 e 12 de fevereiro, em Roma, na Itália.
De acordo com Wellington Dias, o Conselho de Campeões será formado por 50 membros, sendo 25 países e 25 organizações internacionais, entre elas a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e o Banco Mundial. "Neste encontro, elegeremos e organizaremos a mesa diretora, que terá uma presidência compartilhada entre países e membros, além de uma executiva", explicou o ministro.
Além de discutir a estrutura de governança da Aliança, a reunião também abordou a participação do Brasil no Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o compartilhamento da experiência brasileira na área social, especialmente no contexto do G20.
"O Brasil deseja contribuir para que alcancemos bons resultados a partir de tudo que foi aprovado no Brasil, no Rio de Janeiro, sob a coordenação do presidente Lula, para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza", destacou Wellington Dias.
Conselho de Campeões
O ministro Wellington Dias representará o Brasil no Conselho de Campeões, tendo como suplente o coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, Saulo Ceolin.
Criado com base nos Termos de Referência e na Estrutura de Governança da Aliança Global, aprovados pelo G20, o Conselho tem a missão de impulsionar o engajamento de países, instituições e organizações na luta contra a fome e a pobreza. Entre seus objetivos estão a remoção de barreiras e o fortalecimento de parcerias para a implementação de políticas públicas eficazes.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza busca mobilizar esforços e recursos para alcançar dois dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: a erradicação da pobreza (ODS 1) e a fome zero (ODS 2).
Fonte: Governo Federal