Política

Bolsonaro veta projeto de recuperação fiscal para micro e pequenas empresas

Projeto permitiria a renegociação de até 50 bilhões em dívidas fiscais

Gabriel

Sexta - 07/01/2022 às 17:17



Foto: Foto: Reprodução Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o Projeto de Lei Complementar 46/21, do Senado, que estabelecia um programa de renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas. 

O programa chamado de Relp(Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional), permitiria o parcelamento das dívidas de micro e pequenas empresas em até 15 anos, além de descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento na pandemia de Covid-19, de março a dezembro de 2020, em comparação com um ano antes. 

A proposta havia sido aprovada em agosto pelo Senado e em dezembro pela Câmara dos deputados, relatada pelo deputado Marco Bertaiolli(PSD-SP). 

De acordo com o despacho presidencial publicado no DOU (Diário Oficial da União), a proposta viola a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois o benefício implicaria em renúncia de receita. Confira o documento na íntegra aqui.

O veto será analisado pelo Congresso Nacional, podendo ser derrubado ou mantido. Para a derrubada do veto é necessária a maioria absoluta, ou seja, 257 votos de deputados e 41 votos de senadores, computados separadamente.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: