Blog do Brandão

Blog do Brandão

Bolsonaristas piauienses aprovam projeto do governo que autoriza banco tomar casa de pobre

O projeto do Governo Bolsonaro só beneficia os banqueiros; pobres podem perder até a casa da família se dever ao banco e atrasar pagamentos

Por Luiz Brandão

Quinta - 09/06/2022 às 18:08



Foto: Fotomontagem/Piauí Hoje Marina Santos, Júlio Cesar e Átila Lira: sempre fiéis ao governo
Marina Santos, Júlio Cesar e Átila Lira: sempre fiéis ao governo

Na última quarta-feira, 01 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4188/2021, enviado pelo governo Bolsonaro, com 260 votos favoráveis, contra apenas 111 contrários e nenhuma abstenção. Se aprovado no Senado, a Lei garantirá aos bancos o poder de penhorar (tomar) até a única casa de moradia da família de cliente devedor.

Os deputados federais do Piauí ficaram divididos. Átila Lira (PP), Júlio Cesar Lima (PSD) e Marina Santos (Republicanos) votaram a favor do projeto do governo.

Já os deputados petistas Merlong Solano, Flávio Nogueira e Rejane Dias, além do Capitão Fábio Abreu, do PSD, votaram contra. Margarete Coelho (PP) e Paes Landim (União) e Iracema Portella não compareceram para votar.

Arthur Lira e Jair Bolsonaro: Centrão sempre abraçando os projetos do governo contra o povo brasileiro. 

A favor dos bancos

O projeto cria o marco legal das garantias de empréstimos, em um momento em que a maioria da população está endividada. As regras ajudam bancos e instituições financeiras, que já batem recordes de lucro.

Em uma verdadeira crueldade, os deputados e deputadas votaram para que os bancos possam tomar uma casa de uma pessoa com dívidas, mesmo se este for o único imóvel. Até então, a legislação proibia que isso ocorresse, protegendo o bem de família.

O PL prevê que o banco possa tomá-lo até mesmo em casos em que a dívida tenha sido feita por um filho, mas tendo os pais, proprietários da casa, como fiadores. O PL irá ao Senado.

O site Esquerda On Line publicou a lista e como cada parlamentar governista votou, mais uma vez, contra os trabalhadores e o povo.

Acesse o Link abaixo e veja a matéria do Esquerda On Line e como votou cada parlamentar e quem apoiou mais esse golpe de Bolsonaro e não merece o voto do povo trabalhador.

https://esquerdaonline.com.br/2022/06/06/pl-4188-guarde-o-nome-lista-de-quem-votou-na-proposta-do-governo-para-o-banco-tomar-a-sua-unica-casa/

Fonte: Câmara dos Deputados

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: