
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) deve realizar, no dia 18 de agosto, uma audiência pública para discutir o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do projeto de transposição do Rio São Francisco para o semiárido piauiense. A iniciativa é do deputado estadual Franzé Silva (PT) e será conduzida pela Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo da Casa.
O projeto, conhecido como Canal de Integração do Sertão Piauiense, prevê a ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, às bacias dos rios Piauí e Canindé, beneficiando diretamente 22 municípios, sendo 21 no Piauí e um na Bahia.
A estimativa é que 227 mil habitantes tenham acesso direto à água. Indiretamente, a obra poderá alcançar todos os 89 municípios do semiárido piauiense, onde vivem aproximadamente um milhão de pessoas.
Para Franzé Silva, a transposição representa uma resposta urgente à escassez hídrica na região
“A população do sertão piauiense, até hoje, padece, sobrevivendo na dependência dos carros-pipas. A falta de acesso à água no nosso semiárido é uma questão humana e também afeta a economia, pois essa região do Piauí é a maior produtora de fruticultura irrigada, o que exige a urgência da transposição”.
A audiência deve reunir autoridades, técnicos, representantes do governo federal, prefeitos das cidades contempladas e movimentos sociais. A expectativa é que o debate impulsione a viabilização do projeto e contribua para políticas públicas de acesso à água no Piauí.
Lista de municípios beneficiados diretamente com a transposição
1. Pio IX
2. Alegrete do Piauí
3. Belém do Piauí
4. Campo Alegre do Fidalgo
5. Capitão Gervásio Oliveira
6. Coronel José Dias
7. Dirceu Arcoverde
8. Dom Inocêncio
9. Francisco Macedo
10. Jacobina do Piauí
11. Lagoa do Barro do Piauí
12. Massapê do Piauí
13. Padre Marcos
14. Patos do Piauí
15. Paulistana
16. Remanso-BA
17. São Francisco de Assis do Piauí
18. São João do Piauí
19. São Julião
20. São Lourenço do Piauí
21. São Raimundo Nonato
22. Vila Nova do Piauí
Fonte: Ascom