Os avanços do Piauí em políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e a valorização das comunidades indígenas e quilombolas só são possíveis graças ao compromisso do governo Rafael Fonteles com suas bases sociais, destaca a superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do Piauí, Assunção Aguiar.
"Esse tipo de ação só pode ocorrer em um governo que tem compromisso com sua base social e com o fortalecimento da igualdade e da equidade", enfatizou.
Assunção Aguiar participou do evento realizado na quarta-feira (20) para recepcionar os 50 prefeitos eleitos pelo PT no Piauí para o quadriênio 2025-2028. Em entrevista exclusiva ao Portal Piauí Hoje, a superintendente ressaltou ações concretas realizadas no estado, como a implementação da educação escolar indígena e quilombola e projetos produtivos que já estão gerando resultados positivos nas comunidades tradicionais.
Apesar dos avanços, Assunção chamou atenção para os desafios em relação à articulação com os municípios no que diz respeito à implementação de políticas públicas.
"Ainda não avançamos muito no nível institucional com os municípios, mas temos muita esperança. O PT, que cresceu significativamente nessa última eleição, trouxe prefeitos e prefeitas que já têm conhecimento e vontade política de trabalhar com pautas sociais", explicou.
A integração entre os governos federal, estadual e municipal será crucial para ampliar o alcance das ações. Para a superintendente, "não dá para atuar apenas no nível estadual. É fundamental haver um trabalho casado entre as três esferas de governo. Isso, certamente, vai facilitar as ações dentro das comunidades".
Assunção também ressaltou a sensibilidade do governo em relação à segurança das comunidades, em especial a comunidade negra, e o trabalho contínuo de combate ao racismo institucional e estrutural.
"Quando trabalhamos um projeto de racismo institucional nas secretarias, dialogamos com os servidores e contamos com o compromisso dos secretários. Essa iniciativa está presente em todas as secretarias, discutindo os impactos do racismo e promovendo a construção de uma sociedade antirracista", disse.
"Outro ponto de destaque é a educação como ferramenta de transformação social. "Estamos trabalhando junto à Secretaria de Educação em programas voltados para a educação étnico-racial. Temos capacitado educadores e alunos, promovendo o respeito e a valorização da diversidade. Os resultados já são visíveis, mas ainda precisamos avançar. Essa semente foi plantada e nasceu forte. Acreditamos que, em alguns anos, teremos resultados que poderão servir de referência para o Brasil inteiro", finalizou Assunção Aguiar.
Confira a entrevista completa: