O governador Wellington Dias (PT-PI) vai ao Vaticano participar da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia. A cúpula acontecerá no dia 28 de outubro, dia seguinte ao término do 11º Sínodo da Amazônia, na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. A Assembleia Legislativa do Estado já aprovou o pedido de viagem internacional do governador.
Os países da chamada Pan Amazônia são Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. No Brasil, nove estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.
De acordo com o teor da carta-convite enviada aos governadores da Amazônia Legal e de outros países, o objetivo da cúpula é ampliar o diálogo entre os governos que compõem o território amazônico e a comunidade internacional. Na oportunidade, os governadores poderão apresentar compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia ao Papa Francisco e aos membros da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano.
Provavelmente, parte dos governadores deverá criticar no Vaticano a política ambiental do governo Jair Bolsonaro. Wellington Dias vai se ausentar do Piauí no período de 25 a 30 de outubro.