CNJ recomenda que juízes não se manifestem sobre política nas eleições

A recomendação foi feita pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins


A recomendação foi feita pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins

A recomendação foi feita pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins Foto: Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu recomendação para que todos os juízes brasileiros não emitam manifestações políticas nas redes socais, na imprensa e não participem de manifestações públicas durante as eleições. 

A recomendação foi feita pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Segundo Martins, a recomendação tem o objetivo de resguardar a imagem da magistratura brasileira. A proibição do envolvimento de magistrados com atividades políticas já está prevista na Lei Orgânica da Magistratura (Loman). 

"O CNJ recomenda a todos os magistrados brasileiros, com exceção do Supremo Tribunal Federal, no exercício ou não da função eleitoral, que se abstenham de participar de manifestações públicas ou de emitir posições político-partidárias em redes sociais, entrevistas, artigos ou através de qualquer outro meio de comunicação de massa, de modo a afastar mácula à imagem de independência do Poder Judiciário brasileiro perante a sociedade, bem como para evitar influência sobre o livre exercício do voto consciente por parte dos cidadãos", diz a norma. 

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: