Polícia

CRIMINALIDADE

Teresina registrou 21 assassinatos em julho; somente três pessoas foram presas

Das 21 pessoas assassinadas, 19 foram mortas a tiros e duas a facadas

Alliny Maria e Cintia Lucas

Sexta - 06/08/2021 às 09:00



Foto: Reprodução/Redes Sociais Homem é assassinado no bairro Vila Operária
Homem é assassinado no bairro Vila Operária

Teresina registrou 21 assassinatos, em julho deste ano, segundo o levantamento feito pelo portal Piauihoje.com junto aos veículos de mídia locais. O número é quase o mesmo registrado no mês anterior, quando ocorreram 22 homicídios.

Dos 21 homicídios de julho, 19 foram cometidos a tiros e dois a facadas. Somente três pessoas foram presas. Dois casos foram de duplo homicídio, um caso na zonas Leste e outro na zona Norte. O dia 10 foi o mais violento, quando três pessoas morreram. 

O que chama atenção neste mês é que duas mulheres foram presas em flagrante. Uma é acusada de matar um homem a facadas no Parque Rodoviário, na zona Sul; a outra é acusada de matar uma moradora de rua no Mercado da Piçarra, também zona Sul. 

O terceiro preso foi um policial militar reformado. Ele é acusado de matar um mototaxista no Centro da capital.

A polícia continua apontando o tráfico de drogas como principal motivação da maioria dos crimes. Segundo levantamento feito pelo Portal Piauíhoje.com, o perfil das vítimas continua sendo jovens, negros e pobres que vivem nas periferias e, na maioria das vezes, pertencem a gangues ou estão de alguma forma envolvidos com a criminalidade.

Dos mortos, 20 eram do sexo masculino e uma do sexo feminino.  Todas as vítimas eram maiores de idade, sendo que o mais novo tinha 19 anos. Dois idosos, de 79 e 66 anos, estão entre os mortos.

Os assassinatos ocorreram em todas as zonas da cidade. Dos 21 casos, nove foram na zona Leste, sete na zona Sul, três na zona Norte, dois na zona Sudeste e um no Centro.

Pelo levantamento do Piauihoje.com, feito a partir dos casos noticiados na mídia, as características dos assassinatos são semelhantes. Quase todas as vítimas foram executadas de surpresa, sem chances de defesa.

O que diz a OAB Piauí:

O Piauíhoje.com conversou com João Marcos Parente, presidente da Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da OAB Piauí. João Marcos lamentou a onda de criminalidade em Teresina.

"Infelizmente, a onda de criminalidade está seguindo uma crescente, enquanto que o aparelho policial, cercado por suas burocracias, que esbarram na falta de recursos materiais e humanos, não consegue conter essa onda. É preciso orçamento, concurso público, curso de capacitação, mais viaturas, mais combustível, entre uma série de outros elementos que poderiam dar um ar de melhoria ao corpo policial, potencializando rondas ostensivas em regiões mais críticas", disse o presidente da  Comissão de Segurança Pública e Direito Penal da OAB Piauí.

João Marcos Parente falou ainda sobre as políticas públicas de segurança que poderiam ser feitas para evitar tantas mortes. Para ele, as ações só são realizadas após o cometimento de um crime, mas o ideal era que fossem realizadas para evitar o delito.

João Marcos Parente

"Tudo começa pelos investimentos em educação, zelando para que nossas crianças evitem se debandar para essa lamentável situação. No entanto, mesmo que o aparelho policial só seja geralmente acionado após a ocorrência de um crime, não podemos descartar o poder das rondas ostensivas, realizadas pela Polícia Militar, a qual, para que realmente consiga amenizar a onda crescente dos delitos, precisaria de mais investimentos em sua estrutura por parte das autoridades governamentais, com a realização de concursos públicos, investimentos em viaturas, entre outras derivantes logísticas a fim de ampliar a presença da segurança nos bairros", ressalta.

Por fim, o presidente explicou porque poucas pessoas são presas após cometerem homicídios. Segundo ele, o processo que envolve um crime de homicídio tramita perante o Tribunal Popular do Júri, o qual, pela legislação processual, é mais demorado do que as outras infrações comuns, julgadas pelas Varas Criminais. 

"Por isso que, normalmente, se cria a pressuposição de que os casos não são resolvidos. Na realidade, eles são até resolvidos, porém com um pouco mais de tempo. Aliado a isso, ainda estamos vivenciando uma situação atípica, que é a pandemia do Novo Coronavírus. Essa pandemia fez com que o aparelho policial e o Poder Judiciário tivessem que envidar recursos materiais e humanos para se adaptarem à nova realidade, o que também acabou demandando tempo para que esses esforços fossem implementados. Tudo isso gera, na população, uma sensação de demora, mas, infelizmente, são elementos intransponíveis para que consigamos avançar. Devo destacar, também, que a cidade de Teresina só possui duas Varas do Tribunal Popular do Júri, o que, ao meu ver, é considerado pouco dada a numerosa população da nossa municipalidade. Isso, também, acarreta maior demora no julgamento dos processos, pois o corpo judicial não é capaz de dar vazão à demanda de casos que adentram no Poder Judiciário", conclui João Marcos Parente.

Assassinatos ocorridos em Teresina em julho:

03/06 - Márcio Fernando da Silva Santos, de 43 anos, foi executado com um tiro na cabeça na madrugada de sábado (3), na Vila Mandacaru, bairro São João, zona Leste de Teresina. Márcio Fernando estava na rua quando uma pessoa em uma motocicleta se aproximou e efetuou um disparo de arma de fogo na cabeça da vítima. Segundo a polícia, Fernando era usuário de drogas.

Na noite do dia 3, o jovem João Vítor Carvalho, 19 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo dentro da residência da namorada, no bairro Redenção, zona Sul da capital.

05/07 -Dois homens identificados como Tiago França Alexandre da Silva e Ismael Bonfim foram assassinados com tiros na cabeça na manhã de segunda-feira (5), dentro de um bar no bairro São Joaquim, na zona Norte de Teresina.

07/07- Um suspeito de assalto, não identificado, foi morto com um tiro de arma de fogo no pescoço na noite de quarta-feira (7), por volta 20h, no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina

08/07 - Douglas Ferreira Mendes Xavier, 28 anos, foi executado com um disparo de arma de fogo no rosto na tarde de quinta-feira (8), no bairro Areias, localizado na zona Sul de Teresina. Ele estava dormindo no quintal de casa quando três homens invadiram o local e efetuaram os disparos contra ele.

10/07 - Um mototaxista, identificado como Antônio de Sousa Rocha, 79 anos, foi assassinado no início da tarde de sábado (10) na avenida Maranhão, no Centro de Teresina, após uma discussão com um mototaxista clandestino. O suspeito foi identificado como Raimundo Alves da Costa, que é um policial militar aposentado e que foi preso no dia 19 do mesmo mês.

Mototaxista de 79 anos é assassinado em Teresina

No mesmo dia, o jovem Wesley dos Santos Fontenele, 25 anos, foi executado com cinco tiros dentro de um veículo, por volta das 20h, na Vila Operária, zona Norte de Teresina. O suspeito do crime se aproximou do veículo da vítima e efetuou diversos tiros e fugiu em seguida. Wesley morreu no local.

Ainda na noite do dia 10, um homem, não identificado, foi morto com dois tiros na cabeça na Rua Mogi Mirim, próximo a Uespi, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina. A vítima andava a pé quando foi surpreendida pelo autor do crime.

13/07 - Carlos Augusto Ferreira da Silva foi assassinado com mais de 10 tiros na noite de terça-feira (13) em um campo de futebol no bairro Anita Ferraz, zona Leste de Teresina. A vítima assistia a uma partida de futebol quando foi abordado por dois homens que efetuaram os disparos. A vítima morreu no local.

No dia 13 também morreu o jovem Lucas Vieira de Sousa Santos, 22 anos. Ele foi baleado no dia 11 de julho em uma estrada vicinal no Povoado Santa Teresina, zona rural Leste de Teresina. Lucas foi atingido na perna e nas costas e foi levado ao hospital, onde passou por cirurgia e não resistiu.

15/07 - Um jovem identificado como Isaac Felipe da Silva Nascimento, de 22 anos, foi morto com pelo menos três tiros na cabeça, na manhã de quinta-feira (15), no Residencial Árvores Verdes, na zona Leste de Teresina.

16/07 - A moradora de rua identificada apenas como Iana foi assassinada com um golpe de faca no pescoço na tarde desta sexta-feira (16), no Mercado Público da Piçarra, na avenida São Raimundo, zona Sul de Teresina. A acusada de cometer o crime é uma mulher identificada apenas como Ariane, que foi presa quando tentava fugir.

17/07 - Antônio Brandão Sousa foi assassinado com dois golpes de faca na madrugada deste sábado (17), por volta de 1h50, no Parque Rodoviário, zona Sul de Teresina. A acusada do crime é uma mulher que discutiu com a vítima e foi presa em flagrante. A acusada é moradora de rua.

23/07 - Um homem identificado apenas como Samuel foi assassinado na sexta-feira (23), na Vila da Guia, zona Sudeste de Teresina. Ele caminhava pela rua do bairro quando dois homens em uma moto chegaram atirando. A vítima chegou a ser levada ao Hospital de Urgências de Teresina (HUT), mas não resistiu.

24/07 – Pai e filho identificados respectivamente como José Luís dos Santos, de 66 anos e Antônio Oliveira dos Santos, 44 anos, foram baleados durante tentativa de assalto na tarde de sábado (24), no conjunto Cidade Jardim, bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina. O idoso foi morto com um tiro na cabeça e o filho ficou ferido na região do abdômen.

25/07 - Na noite de domingo (25), Teresina registrou dois homicídios em apenas uma hora. O primeiro ocorreu por volta das 19h, no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, quando o corpo de um homem não identificado foi encontrado em um terreno às margens da BR 316. A vítima foi vista mais cedo realizando a capina do terreno e horas depois foi achada morta com três tiros no corpo.

No dia 25, foram dois homicídios em apenas uma hora

Já por volta das 20h, no bairro Pedra Mole, na zona Leste, Valdivino Paulo Vieira Filho, de 49 anos, foi assassinado com 10 tiros em via pública, no bairro Pedra Mole. Segundo a polícia, ele era acusado de tráfico de drogas e conhecido pela polícia.

26/07 - Alisson Mateus Ferreira, 22 anos, foi assassinado com um tiro, na noite de segunda-feira (26) na rua Gravinha, no Morro do Cego, região da Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina. Mateus foi atingido na região da axila e morreu no local.

Alisson Mateus, 22 anos, foi assassinado com um tiro no Morro do Cego, em Teresina

27/07 - Samuel Santiago dos Santos, 22, e Bruno dos Santos, 21, foram mortos a tiros na noite do dia 27 quando estavam em um casebre no Residencial HBB, na Vila do Avião, na zona Leste.

Samuel e Bruno foram assassinados a tiros no residencial HBB

28/07- O jovem William Gomes de Almeida, 28 anos, foi morto a tiros na Vila Bandeirantes, também na zona Leste.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: