Polícia

ROTA SEGURA

Polícia do Piauí faz operação para prevenir e reduzir acidentes e infrações de Trânsito

A ação objetiva combater infrações graves como a condução de veículos por pessoas não habilitadas, a embriaguez ao volante e o uso obrigatório do capacete e do cinto de segurança.

Marília Lélis

Quinta - 05/12/2024 às 10:29



Foto: Divulgação Blitz Operações Teresina
Blitz Operações Teresina

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSPPI), por intermédio da Diretoria de Operações de Trânsito, em parceria com o Comando de Trânsito da Polícia Militar (PMPI), lançou nesta quarta-feira (04), em Teresina a Operação "Rota Segura". A ação aconteceu no estacionamento da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes.

Na oportunidade, se fizeram presentes o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, além de demais forças de segurança.

A ação objetiva combater infrações graves como a condução de veículos por pessoas não habilitadas, a embriaguez ao volante e o uso obrigatório do capacete e do cinto de segurança. Além das infrações, as manobras perigosas, como o "grau", e outras práticas inadequadas que comprometem a segurança no trânsito também serão coibidas.

Um estudo realizado pela SSPPI apontou um aumento significativo no número de acidentes de trânsito no estado do Piauí. Um terço das pessoas têm perdido suas vidas em decorrência da embriaguez ao volante.  70% das pessoas que mataram ou morreram no trânsito não possuem CNH. Diante disso, a operação Rota Segura visa coibir e reduzir o número de mortes no trânsito. 

De acordo com a SSPPI, a operação contará com uma van, que funcionará como base móvel de operações, viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Criminal, além de etilômetros para detectar embriaguez e medidores de barulho (decibelímetros) para controlar o som excessivo dos veículos. Será utilizado ainda um sistema de comunicação integrado, que permitirá a troca de informações em tempo real entre as equipes. Além disso, a definição dos locais para a realização das blitzen será baseada em uma análise detalhada de dados de acidentes e infrações, identificando as áreas críticas, o intuito é garantir a eficácia da ação.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Operação Rota segura policia
<