O Governo do Piauí já registrou redução nos crimes patrimoniais praticados no Centro de Teresina, após diversas ações serem deflagradas com o intuito de combater a criminalidade na região. Os dados são do Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública do Piauí (DATASSSP).
De janeiro a agosto dos anos de 2023 e 2024, houve uma redução de 29,68% na frequência de furtos. No mês de março de 2024, por exemplo, o número de ocorrências caiu, com uma diminuição de 47,89% em relação ao mesmo mês de 2023. Agosto também apresentou uma queda significativa, com 41,99% menos furtos registrados.
"Observamos através dos números uma forte tendência de redução nos crimes patrimoniais no centro da capital", explica o gerente de análise criminal e estatística da SSP/PI, delegado João Marcelo Brasileiro.
Em relação aos roubos, a queda foi ainda mais acentuada, atingindo uma redução geral de 37,14%. O mês de julho de 2024 se destacou com uma redução de 66,19% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Agosto seguiu a mesma tendência, com uma diminuição de 60,18% nas ocorrências.
"Esses resultados indicam um avanço no combate aos crimes patrimoniais na região central da capital piauiense, especialmente nos meses de maior vulnerabilidade devido ao aumento das atividades comerciais e da circulação de pessoas. As operações realizadas pelas Forças de Segurança, aliadas ao reforço no policiamento ostensivo, contribuíram para a redução das ocorrências, tornando o centro de Teresina mais seguro para a população", concluiu o secretário de Segurança Chico Lucas.
Fonte: CCOM/PI