Polícia

AMPLIAÇÃO

Publicado decreto de desapropriação de área para a ampliação do Metrô de Teresina

A área desapropriada é de 2.235,58 m² e tem 518,08 m de perímetro

Dhara Leandro

Quarta - 04/12/2024 às 09:46



Foto: Reprodução Metrô de Teresina
Metrô de Teresina

Foi publicado nesta quarta-feira (4) o decreto de desapropriação da área situada entre as estações do Parque Ideal e do Renascença, destinada à execução das obras de revitalização, modernização e melhorias do Metrô de Teresina. A área desapropriada é de 2.235,58 m² e tem 518,08 m de perímetro.

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 600 milhões no Metrô de Teresina, para a extensão da linha férrea, novas estações, duplicação da linha, novos trens, dentre outras ações.

Ao final das obras, o tempo de viagem será reduzido pela metade, e o Metrô terá a capacidade de transportar 10 vezes mais passageiros por dia. Além disso, o governador Rafael Fonteles anunciou que o Metrô de Teresina terá tarifa zero a partir de janeiro de 2025.

Confira a área que será desapropriada:

Fonte: SetransProjeto de expansão

Em novembro, o governador Rafael Fonteles inaugurou a nova estação do bairro Colorado, na zona Sudeste da capital, e a nova linha férrea de 2,5 km na região. Além disso, ele anunciou que uma nova estação será construída no bairro Todos os Santos, também na zona Sudeste. 

O projeto também inclui a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente, em sentidos opostos. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé também devem ser reformadas.

Outras melhorias estão previstas, como o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para passagem inferior; a reforma da oficina de manutenção; e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), essencial para monitorar os trens em tempo real. Com as obras, o tempo de viagem de todo o percurso será reduzido de uma hora para apenas 25 minutos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: