
Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí, apresentou nessa terça-feira (25) o Programa Segurança Integrada, que prevê a implantação de Guardas Municipais, a ampliação das operações de trânsito para recuperação de veículos roubadob e a expansão da Patrulha Maria da Penha e das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). A proposta foi apresentada para prefeitos e gestores municipais durante o Pactos pelo Piauí, evento realizado no Centro de Convenções de Teresina.
Durante sua palestra, Chico Lucas reforçou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para fortalecer a segurança pública e reduzir os índices de criminalidade. O secretário ressaltou que a colaboração dos municípios é essencial para conscientizar a população e evitar o fortalecimento do comércio ilegal. "Infelizmente, ainda é uma realidade. As pessoas compram veículos no Piauí sem saber a procedência. Precisamos conscientizar a população para que não alimente esse mercado ilegal", afirmou.
Outro ponto abordado foi o fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Segundo Chico Lucas, muitas vítimas de feminicídio no estado sequer registraram boletim de ocorrência. "A maioria das mulheres não acessou a rede de proteção. Mesmo quando são vítimas de violência, elas não são encorajadas a denunciar. Esse é um papel importante dos municípios, principalmente dos profissionais de saúde e da assistência social, para que encaminhem os casos de violência", destacou.
Para facilitar o acesso à denúncia, o secretário citou a plataforma "Ei, mermã! Não se cale!", que permite a denúncia de violência contra a mulher via WhatsApp. "Ela já funciona em Teresina, mas essa rede ainda deixa a desejar no interior do estado, porque precisamos do apoio dos municípios para expandi-la", explicou.
Além das ações de segurança, o Programa Segurança Integrada prevê a universalização da emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional. "Hoje já estamos em 127 municípios com Unidades de Serviços Digitais. A ideia é que todos os postos sejam unidades básicas de serviços digitais para acessar os serviços do governo, como matrícula escolar e emissão de taxas do DETRAN", afirmou Chico Lucas.
O Pactos pelo Piauí busca alinhar os municípios com as políticas públicas estaduais, garantindo adesão a programas como o Segurança Integrada e o Trânsito Seguro, que visa reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito. Os gestores municipais interessados podem assinar o termo de adesão digitalmente, por meio da plataforma do governo estadual pactospelopiaui.pi.gov.br.
Fonte: CCOM/PI