Polícia

OPERAÇÃO

Presos suspeitos de fazer patrulha criminosa e intimidar moradores no Sul do Piauí; vídeos

Membros de uma facção criminosa usavam redes sociais para ameaçar e impor poder no interior do Piauí

Da Redação

Terça - 13/01/2026 às 08:09



Foto: SSP-PI Ação da SSP-PI mira grupo envolvido em crimes violentos no Sul do Piauí
Ação da SSP-PI mira grupo envolvido em crimes violentos no Sul do Piauí

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou na manhã desta terça-feira (13) uma megaoperação nos municípios de Manoel Emídio, Eliseu Martins e Colônia do Gurguéia com objetivo de prender suspeitos de realizar patrulhas criminosas nas cidades para intimidar moradores e impor o domínio da organização criminosa na região.

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados judiciais, entre prisões e buscas e apreensões. A operação foi realizada por meio de uma ação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar.  

Segundo a SSP-PI, os alvos exercem forte influência criminosa nos municípios investigados e são apontados como responsáveis por diversos crimes violentos que vinham gerando medo e insegurança na população local. 

As investigações apontam que o grupo circulava armado pelas cidades, promovendo ações de vigilância criminosa, conhecidas como “patrulhas”, para monitorar territórios, intimidar a população e dificultar a atuação policial. 

De acordo com o delegado Charles Pessoa, os suspeitos também utilizavam redes sociais para divulgar vídeos exibindo armas de fogo, reforçando a sensação de medo e poder entre os moradores.

"Diante desse cenário, as forças de segurança atuam de forma integrada para desarticular completamente essa estrutura criminosa, com ações contínuas e planejadas que seguirão sendo intensificadas em outros municípios do estado”, destacou.

Veja os vídeos publicados nas redes sociais para intimidar a população:

O delegado afirmou ainda que a operação representa um avanço significativo no combate ao crime organizado no interior do Piauí. Ele destacou que o trabalho investigativo permitiu identificar um núcleo da organização criminosa envolvido em homicídios e outros delitos de alta gravidade.

“A partir de um trabalho investigativo aprofundado, foi possível identificar e atingir um núcleo de uma organização criminosa responsável por homicídios e por outros delitos de alta gravidade", disse o delegado.

A operação foi coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior, Diretoria de Inteligência e Delegacia Seccional de Bom Jesus. A ação contou ainda com o apoio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER), do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), da Companhia da Polícia Militar de Colônia do Gurguéia, do Batalhão da Polícia Militar de Canto do Buriti e das Delegacias Seccionais de Canto do Buriti e de Uruçuí.

A SSP-PI informou que as investigações seguem em andamento e que novas fases da operação não estão descartadas.

Veja mais vídeos da operação:

Fonte: Com informações da SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade