
Um empresário identificado como José Olavo Davi Lemos da Silva foi preso nesta terça-feira (15), em Fortaleza, capital do Ceará, acusado de liderar um esquema fraudulento de investimentos que fez vítimas em diversos estados do Brasil.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e da Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP), com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e da Polícia Civil do Estado do Ceará. Os mandados de prisão e busca estão sendo cumpridos nas cidades de Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Salvador (BA).
O empresário foi preso em Fortaleza (CE)
Segundo as investigações, o suspeito atraía as vítimas prometendo altos rendimentos por meio de supostos aportes, enviando extratos falsificados, participando ativamente de grupos de investidores e utilizando uma linguagem técnica para dar credibilidade ao esquema fraudulento.
De acordo com a polícia, o dinheiro recebido pelo grupo criminoso não era realmente investido. Em vez disso, os valores eram desviados para financiar uma vida de luxo. O golpe causou teria causado um prejuízo de R$ 10 milhões.
"O montante desviado ultrapassou os milhões de reais, com vítimas em diversos estados, como Piauí, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e Ceará. Parte do dinheiro desviado foi utilizado na aquisição de veículos de luxo, viagens internacionais, objetos de grife e outras despesas pessoais incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos", explicou o delegado Humberto Mácola.
Fonte: SSP-PI