
O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), foi preso na manhã desta terça-feira (15), em São Luís (MA), após se entregar à Polícia Civil. Ele é investigado pelo assassinato do policial militar Geidson Thiago da Silva, morto a tiros na noite do dia 6 de julho, no município de Trizidela do Vale, no interior do Maranhão.
A prisão ocorreu um dia após a Justiça aceitar o pedido de busca e apreensão e de prisão preventiva feito pela Delegacia Regional de Pedreiras, responsável pela investigação. Na segunda-feira (14), o prefeito foi procurado na sede da prefeitura e em sua residência, em Igarapé Grande, mas não foi localizado.
Segundo a decisão judicial, assinada pelo juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, a prisão visa garantir a ordem pública e possibilitar a apreensão da arma utilizada no crime, que ainda não foi encontrada.
Após se apresentar às autoridades, João Vitor Xavier passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), localizado na região do Campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e será encaminhado a uma unidade prisional. O prefeito, que atualmente possui foro privilegiado, ainda não foi formalmente indiciado.