Foi preso na tarde dessa segunda-feira (9) um homem que estava foragido desde 2008, depois de assassinar a ex-companheira com 15 golpes de faca na Avenida Ribeiro Gonçalves em Inhuma, no Sul do Piauí. O assassino foi identificado como Luiz Antônio de Sousa, conhecido como "Luiz Cândido" e estava em Roraima quando foi identificado.
Os investigadores localizaram um indivíduo suspeito no município de Cantá (RR) cuja semelhança física com o então foragido levantou desconfiança. O Instituto de Biometria Forense realizou um confronto pericial das impressões digitais, confirmando que, na verdade, o indivíduo e o foragido se tratavam da mesma pessoa, ou seja, o foragido há mais de 16 anos estava se passando por outra pessoa com um nome diferente.
A prisão foi efetuada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Inteligência no âmbito da "Operação Lembrados". O diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), delegado Yan Brayner, informou que foram usadas tecnologia avançada e fontes abertas, como redes sociais, para identificar o acusado.
"Desde o crime, o foragido estava em local incerto e ignorado. Em agosto deste ano, o promotor de justiça Jessé Mineiro de Abreu solicitou apoio à Diretoria de Inteligência da PC-PI para localizar o criminoso, dado o êxito da ‘Operação Lembrados’ na captura de foragidos envolvidos em crimes graves por todo o Brasil", informou o delegado.
A vítima tinha 29 anos quando foi assassinada, no dia 5 de fevereiro de 2008, e foi identificada como Elizangela Zelia Sousa Silva.
A "Operação Lembrados", coordenada pela Diretoria de Inteligência da PC-PI, com o apoio do Instituto de Biometria Forense, da Polícia Civil de Roraima, da Polícia Militar de Roraima e da Polícia Militar de São Paulo, realizou diligências nos municípios de Miguelópolis (SP), Morro Agudo (SP) e Cantá (RR). Inicialmente, o foragido foi localizado no estado de São Paulo, onde trabalhava no corte de cana, mas fugiu do local sem motivo aparente.