Polícia

Polícia Federal registra cinco ocorrências de crimes eleitorais no Piauí

Também foram apreendidos R$ 480 mil em espécie

Da Redação

Segunda - 03/10/2022 às 11:38



Foto: Divulgação Polícia Federal no 1º turno das eleições no Piauí
Polícia Federal no 1º turno das eleições no Piauí

A Polícia Federal divulgou nesta segunda-feira (3) o balanço da sua atuação no 1° turno das Eleições 2022 no Piauí.  Ao todo, foram registrados cinco casos de crime eleitoral nesse domingo (2). Além disso foram deflagradas duas operações policiais, totalizando 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral.

As cidades onde os crimes foram cometidos foram Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente e Piripiri. A Polícia Federal ainda instaurou 12 procedimentos para apurar crimes eleitoras no estado, sendo apreendidos mais de R$ 480 mil e uma pessoa foi detida. 

Resumo de crimes:

Corrente - Nesse domingo foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de propaganda eleitoral (boca de urna); 

Picos - foram instaurados um Inquérito Policial por Violação de Sigilo do Voto;

 Bom Jesus -  Inquérito Policial por transporte ilegal de eleitores;

São Raimundo Nonato - Inquérito Policial por Violação de Sigilo do Voto;

Piripiri - Também foi instaurado inquérito policial para apurar notícia-crime de suposto crime de coação para votar.

Pelo menos 140 policiais federais foram empregados na Operação Eleições 2022, em Teresina e Parnaíba, onde há unidades da Polícia Federal, e mais outras nove cidades-polos (Campo Maior, Picos, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano, Piripiri e Esperantina), atuando de forma integrada com as demais forças de segurança, com o Ministério Público Eleitoral e com a Justiça Eleitoral.

A preparação da Polícia Federal começou com meses de antecedência para atuar nas Eleições 2022 e contribuir na manutenção da lei e da ordem, preservando o Estado Democrático de Direito.

Além das ações preventivas e de polícia judiciária, a Polícia Federal atuou na segurança dos candidatos à Presidência da República e no apoio ao Tribunal Regional Eleitoral na realização dos testes de integridade das urnas eletrônicas e eleição paralela e durante a apuração dos votos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: