Polícia

PF investiga esquema milionário de contrabando com "gente grande" no Litoral do Piauí

As investigações tiveram início depois que uma embarcação encalhou em Cajueiro da Praia; nomes dos envolvidos ainda estão em sigilo

Alinny Maria

Quinta - 01/10/2020 às 09:31



Foto: Polícia Federal Operação La Playa
Operação La Playa

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (01) a operação La Playa, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, para desarticular um esquema milionário de contrabando de cigarros e outros produtos estrangeiros no Norte do Estado. Até o momento a PF não divulgou nomes de suspeitos de comandar ou participar do esquema milionário de contrabando.

As investigações começaram depois da apreensão, há dois meses, de um barco cargueiro que encalhou ao tentar desembarcar parte do contrabando em Cajueiro da Praia, município vizinho Luis Correia, no litoral do Piauí. 

Na embarcação, segundo fonte do portal Piaui Hoje.Com, os policiais federais encontraram mais de 110 mil pacotes de cigarros, cada um deles com 20 maços. O valor total do carregamento foi avaliado em R$ 5 milhões.

Os policiais também encontraram eletro-eletrônicos, peças de veículos automotores e 12 toneladas de óleo diesel estocados em barris no convés do barco. Todo o material foi aprendido e recolhido com ajuda da Polícia Militar, da Marinha e do Corpo de Bombeiros.

Suriname no extremo faz fronteira com o Brasil no Extremo-Norte do país 

O barco, segundo apurou a reportagem do portal, é de Suriname, pequeno país sul-americano que faz fronteira com o Brasil no estado do Amapá, na região brasileira. O barco está no "portinho" de Luis Correia desde que foi rebocado, em agosto.

Operação de hoje 

A partir da apreensão do barco a PF começou tentar descobrir quem seria o ou os receptadores do contrabando internacional no Norte do Piauí. E nesta quinta-feira, agentes da PFe cumpriram quatro mandados de busca e apreensão. Com isso, espera identificar os destinatários e operadores logísticos do esquema. 

Segundo a PF, o material arrecadado na cabine do comandante da embarcação indica participação de outras pessoas e sofisticado esquema de transporte e distribuição de produtos contrabandeados na América do Sul.

Em breve mais informações!

Fonte: Polícia Federal

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: