A Secretaria da Administração do Piauí (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi), deu um salto na capacitação de servidores públicos do Estado do Piauí em 2025. Mais de 10 mil profissionais participaram de cursos de formação neste ano. A capacitação do seu quadro de pessoal é necessária para que seja oferecido um serviço público eficiente, acessível e alinhado às demandas da sociedade.
Só na Diretoria de Gestores foram mais de 9 mil certificados, alcançados por meio de iniciativas como as sete edições do Conversa de Estado, o Papo de Governança, realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan), o Programa CapacitIA, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Lidera Piauí e o Programa Liderança em Destaque. São eventos que acontecem em parceria com a Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres).
O diretor de gestores da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, ressalta que esses mais de 9 mil certificados de 2025 superam todos os emitidos na última gestão, de 2019 a 2022, quando foram registrados 3.616, e aqueles emitidos em 2023 e 2024, quando houve um total de 4.144 certificações. “O número de formações registradas só em 2025 superou a soma dos últimos cinco anos. Foi um recorde de emissão de certificados, e isso é resultado de muito trabalho e do compromisso com nossos servidores e com a prestação qualificada do serviço público”, comemorou o gestor.
Além desses dados, há ainda as capacitações realizadas pela Diretoria de Formação de Servidores, que teve 1.410 profissionais capacitados em 105 cursos realizados ao longo do ano. Essas formações atenderam 163 órgãos. Durante esse período, o curso mais demandado foi Workshop Retribuir Futuro Planejando Novos Caminhos, seguido pelos cursos de Gestão e Controle Social do SUAS nos Municípios, Curso Básico de Licitações, Excel Básico com IA e Introdução à Ciência de Dados e Power BI.
“Os resultados de 2025 mostram nosso compromisso com a qualificação contínua dos servidores. A alta procura revela servidores engajados e uma gestão que investe em desenvolvimento para oferecer um serviço público cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da sociedade”, disse a diretora Naiara Moraes.
Fonte: Governo do Estado