A Polícia Federal (PF) no Piauí realizou, na última sexta-feira (27), a Operação Karma em Landri Sales, cidade localizada a 375 km ao sul de Teresina. A ação teve como objetivo investigar desvios de recursos dos fundos educacionais Fundef e Fundeb, destinados à rede municipal de educação.
Durante a operação, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Floriano. O foco das investigações é apurar se professores e servidores comissionados da rede municipal de educação não estavam cumprindo a carga horária estabelecida, ou se atuavam como "funcionários fantasmas", sem prestar os serviços esperados.
As diligências iniciais da PF identificaram indícios de que servidores estariam devolvendo parte de seus salários ao responsável pelas nomeações. A ação visa também calcular os valores desviados e identificar o envolvimento de possíveis terceiros no esquema.
Os envolvidos poderão responder pelo crime de concussão, que consiste na exigência de vantagem indevida por um funcionário público em função de seu cargo.