
A atuação das facções na zona norte de Teresina não tem sido impactada pelas operações policiais, que são cada vez mais frequentes. Nesta sexta-feira (21), o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) passou o dia realizando a prisão de 25 pessoas envolvidas com facções, tráfico, extorsão e agiotagem na zona norte, especialmente nos bairros Monte Verde, Monte Alegre, Jacinta Andrade e Santa Maria da Codipi. Entre os presos estão os maiores líderes das duas facções em Teresina.
E, mesmo com a movimentação policial em toda a região, as facções não se intimidaram. Um adolescente identificado como Kayk de Almeida Batista, de 17 anos, foi assassinado dentro de sua casa, localizada no residencial Leonel Brizola, que fica ao lado do bairro Monte Alegre. A residência foi invadida por 10 pessoas, que assassinaram o adolescente a tiros.
As facções Bonde dos 40 e PCC são rivais na região norte. Seus líderes tem atuação em diversos crimes, não apenas no tráfico. Segundo apura o Denarc, eles são empresários e usam os negócios como fachada para lavar dinheiro oriundo dos crimes. Também praticam extorsão e agiotagem.
Nesta operação realizada ontem, dois irmãos foram presos. Um deles é um dos maiores líderes de uma facção em Teresina, identificado como Brizola. Seu irmão, Valmir, possui lojas, academia e outros negócios. Brizola tem supermercado e pontos comerciais na região do Monte Verde. Com ele foram apreendidos R$ 65 mil em espécie, em notas de R$ 100, além de armas e veículos de luxo.