Polícia

CRIME ORGANIZADO

Membros de facções expulsaram moradores e tomaram 144 apartamentos dos donos em Teresina

Ao todo, 20 pessoas foram presas na operação

Da Redação

Terça - 06/05/2025 às 12:22



Foto: Divulgação/SSP-PI Criminosos usavam os imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes
Criminosos usavam os imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes

Membros de facção que atuam na zona Sul de Teresina expulsaram moradores de suas residências e tomaram ao menos 144 apartamentos de seus legítimos donos no Residencial Torquato Neto. Isso é o que revelou nesta terça-feira (06.05), a Polícia Civil do Piauí ao realizar uma mega operação naquela área da cidade.

De acordo com balanço inicial da Polícia Civil, ao menos 20 pessoas foram presas durante uma mega operação deflagrada na manhã desta terça-feira (6), na zona Sul de Teresina. O objetivo da ação policial foi desarticular uma célula da facção criminosa Bonde dos 40. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os faccionados expulsaram moradores de apartamentos no Residencial Torquato Neto, e transformaram esses imóveis em bases operacionais.

Ao todo, os policiais cumpriram 144 mandados de busca e apreensão nos apartamentos, além de 14 mandados de prisão. 

As investigações apontaram que os criminosos utilizam imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes. Além disso, a facção costuma invadir apartamentos e expulsar moradores para transformar os imóveis em bases operacionais da organização criminosa. Ainda, o grupo criminoso realiza ameaças sistemáticas à população, com imposição do silêncio mediante coerção.

Durante a operação, também foram identificadas pichações que fazem alusão ao Bonde dos 40. A secretaria informou que todas as pichações serão apagadas.

Churrasco de facção e atentado contra policial motivaram operação

Um ataque a casa de um policial militar e um churrasco promovido pelos faccionados motivaram a operação desta terça-feira (6). Na madrugada do dia 16 de março, criminosos armados invadiram a residência de um policial militar, evidenciando o nível de violência e ousadia da facção.

Em outro episódio, a organização criminosa roubou gado para realizar um churrasco comemorativo promovido pela organização criminosa, além da execução de Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, o "Barto', integrante de uma organização criminosa rival. Ele foi sequestrado, torturado e executado após ser identificado por meio da prática conhecida como "raio-x", utilizada internamente pela facção para reconhecer e eliminar rivais.

Força-tarefa integrada

A operação integra o Pacto pela Ordem e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Guarda Civil Municipal de Teresina, do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e de diversas unidades da Polícia Militar, dentre elas o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o BEPI e o BOPE, atuando de forma coordenada para garantir a efetividade da ação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<